Sistema permite visualizar toda a cidade em alta qualidade; também é possível imprimir as imagens e medir distâncias

A capital baiana ganhou esta semana o Sistema Cartográfico e Cadastral do Município (Sicad), que já está disponível para acesso.

Desenvolvido pela Prefeitura, o mapeamento oficial da cidade é um projeto pioneiro entre as capitais – com tecnologia de ponta, foi criado a partir de imagens aerofotogramétricas (aéreas e por perfilamento a laser).

O trabalho de mapeamento foi realizado pela empresa Hiparc, com voo simultâneo digital e laser, sendo o digital com 10 centímetros de resolução e sobreposição 80/60, e o laser com 4ppm e sobreposição de 70%.

Com a plataforma, é possível visualizar toda a cidade de Salvador em alta qualidade, ver o mapa com e sem as vegetações e edificações, além de fazer pesquisa sobre ruas. Também é possível imprimir imagens e medir distâncias.

Todos esses recursos podem auxiliar pesquisas e estudos em diversas áreas do conhecimento, como engenharia, geografia e geologia. Antes, o acesso à plataforma era restrito apenas aos órgãos municipais.

O projeto cartográfico já contempla a nova divisão de bairros da cidade, conforme a Lei 9.278/2017.

“A Prefeitura dá um salto de qualidade, a partir do momento que adota um padrão nacional na geração da sua cartografia e, ainda, disponibiliza para a população uma base oficial de informações, que será progressivamente alimentada por todos os atores participantes do sistema”, explica Ana Aragão, analista de planejamento e coordenadora do projeto.

Além do acesso aos mapas, o site contém ainda Normas Técnicas para download, como as Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais de Salvador (ET-EDGV Salvador), as Especificações Técnicas para Aquisição de Dados Geoespaciais Vetoriais Nacional (ET-ADGV) e a Especificação Técnica de Produtos Conjuntos de Dados Geoespaciais (ET-PCDG).

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação/Sicad