Dados do Censo são essenciais para algumas análise geográficas, principalmente na área de Geomarketing

A cada dez anos, os censos demográficos produzem informações que atualizam o retrato do país. Em 2020, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão percorrer todo o território nacional, de domicílio em domicílio, para coletar dados sobre a população.

Com isso, o Brasil vai dispor de informações necessárias para conhecer as características das pessoas e de suas residências, planejar políticas públicas e o investimento de seus recursos.

Os números do Censo impressionam, em especial o quantitativo de pessoas envolvidas na operação e seu orçamento. Porém, o que impressiona ainda mais é a relevância dos temas investigados para as tomadas de decisão do poder público e da iniciativa privada.

O diagrama a seguir traz exemplos de alguns desses usos, tendo como referência os temas pesquisados no Censo 2010 – os quais, em grande parte, estarão presentes nos questionários do Censo 2020:

valor do censo 1 Números mostram o valor do Censo para o avanço de políticas públicas

O tema “sexo e idade dos moradores”, por exemplo, levanta o total de moradores do país e sua distribuição pelo território, informações que são referências básicas para outros temas do Censo, para o desenho de políticas governamentais e para a distribuição de recursos federais entre estados e municípios.

valor do censo 2 Números mostram o valor do Censo para o avanço de políticas públicas

A partir das perguntas de sexo e idade dos moradores, o Censo Demográfico obtém o total da população do país e sua distribuição pelo território, que são informações básicas para o planejamento de políticas governamentais, para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) per capita e para a divisão dos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM).

Conheça a página oficial do Censo 2020.

Com informações do IBGE

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Instagram Imagem Post B2 300x300 Números mostram o valor do Censo para o avanço de políticas públicasOs conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagens: Divulgação