Objetivo é ampliar a visão dos profissionais decisores ou apoiadores de decisão com conhecimento sobre análises quantitativas a partir de informações georreferenciadas e ferramentas exploratórias de dados geográficos

Com o sucesso da primeira turma, realizada no primeiro semestre de 2018, a Fundação Getulio Vargas de São Paulo acaba de lançar a segunda turma do curso Inteligência Geográfica para Apoio a Decisão, coordenado pelo professor Eduardo de Rezende Francisco, colaborador do portal e da revista MundoGEO, do congresso MundoGEO Connect e também pesquisador em Big Data Analytics.

O objetivo é familiarizar os alunos com pensamento analítico sobre o território e com a perspectiva do espaço geográfico sobre o qual acontecem as dinâmicas urbanas, do ponto de vista empresarial e público, e discutir e apresentar dados geográficos, análises geográficas de dados e ferramentas exploratórias de dados geográficos.

Segundo o coordenador, “dentro do contexto de Data Science, o papel da Inteligência Geográfica e da GeoAnálise é central para agregar valor aos dados e informações de negócios. Enfim, busca-se ampliar a visão dos profissionais decisores ou apoiadores de decisão com conhecimento sobre análises quantitativas a partir de informações georreferenciadas e ferramentas exploratórias de dados geográficos”.

O curso é voltado para profissionais que trabalhem ou tenham interesse em manipular dados com características geográficas, e que precisem influenciar ou tomar decisões com visão sobre o território.

Isso compreende profissionais das áreas de marketing, relacionamento com o cliente, tecnologia da informação, planejamento de vendas/expansão, canais de relacionamento, supply chain, logística, inteligência de mercado ou Business Intelligence ou inovação, pesquisa de mercado, gestão pública, gestão ambiental, e executivos e analistas em geral.

O curso será oferecido dentro do Programa de Educação Continuada (PEC) da FGV. Acontecerá às quintas-feiras, das 19h30 às 22h45, e terá duração de oito encontros, a partir de 2 de maio.

As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas no link http://pec.fgv.br/cursos/inteligencia-geografica-para-apoio-decisao.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação