Nova solução se expande com o processo construtivo da Trimble, uma abordagem inovadora para permitir a transformação digital de fluxos de trabalho de arquitetura, engenharia e construção

A Trimble apresenta o Tekla Bridge Creator, uma nova extensão do Tekla Structures Building Information Modeling (BIM), que integra o fluxo de trabalho completo de projetos de pontes, desde geometria de projeto até modelagem e detalhamento construíveis.

Essa nova solução se expande com o processo construtivo da Trimble, uma abordagem inovadora para permitir a transformação digital de fluxos de trabalho de arquitetura, engenharia e construção (AEC).

A nova extensão de software para projetistas de pontes fornece uma solução para problemas comuns: importar um alinhamento de rodovia diretamente do software de projeto de rodovias; criar uma ou mais seções chave que definem o tabuleiro da ponte ou até mesmo os apoios, e depois modelar e detalhar a armação com facilidade e eficiência.

Adicionando a extensão Bridge Creator, o Tekla Structures pode criar e utilizar o Building Information Models (BIM) desde o nível de desenvolvimento conceitual (LOD 100) até modelos verdadeiramente precisos, prontos para fabricação (LOD 400) e modelos construíveis (LOD 500).

A especificação LOD é uma referência que permite aos profissionais do setor de AEC especificar e articular com alto nível de clareza o conteúdo e a confiabilidade do BIM em vários estágios do processo de projeto e construção. Para mais informações, acesse www.tekla.com/about/lod.

Tekla Bridge Creator 600x337 Trimble anuncia lançamento do Tekla Bridge Creator

Como parte de um programa de feedback do usuário, a WSP Finland participou dos testes do Bridge Creator. A organização faz parte do WSP Group, com sede em Montreal, Canadá. A WSP é uma empresa global de consultoria em serviços profissionais de engenharia, com mais de 550 escritórios em 40 países.

“O Bridge Creator é inteligente e certamente a ferramenta mais eficiente para todo o fluxo de trabalho de projeto de pontes, que nenhum outro provedor de software tem a oferecer. Ele importa automaticamente o alinhamento da estrada e ajuda a criar facilmente a geometria da ponte. Mesmo diante de geometrias complexas de tabuleiro, a extensão cria o deck com uma precisão impressionante”, disse Hannu Suojanen, engenheiro de projeto da Bridges, WSP Finland.

“O Tekla Structures já é uma boa escolha para detalhamento de pontes. Adicionando a nova extensão Bridge Creator com a ferramenta de Reforço da ponte de concreto existente para geometrias complexas, a solução Tekla da Trimble é a mais avançada do mercado. A Trimble está criando valor para toda a concepção do projeto, construção e operação de pontes, aumentando a eficiência e a qualidade do projeto de pontes”, acrescenta Suojanen.

Solução para desafios comuns de projeto de pontes

Vários problemas são comuns no projeto e na construção de pontes, que podem ser eliminados com um fluxo de trabalho de projeto de ponte específico.

Durante a fase inicial do projeto, mudanças no alinhamento da estrada frequentemente causam atrasos que podem ser evitados. Mais tarde, as equipes de construção geralmente descobrem problemas devido a projetos que não incluem modelos construíveis.

“A solução produz um modelo para que a construção funcione de forma eficiente e previna erros no campo para evitar solicitações desnecessárias, diminuindo assim os custos. Ela permite a leitura do alinhamento da estrada para produzir geometrias de tabuleiro complexas, de largura variável, profundidade ou mesmo superelevação. Dificuldades na modelagem de tabuleiros de pontes de dupla curva agora são coisa do passado. O novo Bridge Creator faz toda a modelagem para projetistas”, disse Päivi Puntila, diretor de desenvolvimento de negócios da Divisão de Estruturas da Trimble.

Disponibilidade

A versão 1.0 da extensão do Bridge Creator pode ser baixada do Tekla Warehouse em março. A extensão já está disponível para clientes do Tekla Structures com um contrato de manutenção de software. Para mais informações sobre o Bridge Information Modeling, visite Tekla BrIM.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Instagram Imagem Post B2 300x300 Trimble anuncia lançamento do Tekla Bridge CreatorAlinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação