Inscrições estão abertas até 25 de fevereiro

Está aberto o processo seletivo 2019 do curso de Especialização em Análise Ambiental ofertado pelo departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

As inscrições estão abertas até 25 de fevereiro de 2019 pelo site: www.terra.ufpr.br/geografia/analiseambiental. A inscrição realizada somente pelo site por formulário especifico.

Com carga horária otal de 375 horas (250 teóricas e 125 práticas), em 2019 as aulas ocorrem às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e à tarde. As mensalidades serão cobradas em 18 parcelas.

O Curso de Especialização em Análise Ambiental, ofertado pelo Departamento de Geografia desde 1993, pode ser considerado uma referência dado o fato de constituir um dos primeiros cursos lato sensu da Universidade Federal do Paraná.

Trata-se de um curso voltado para qualificar profissionais de diversas formações acadêmicas que atuam na área ambiental, tanto em nível regional quanto nacional, oferecendo-lhes subsídios teóricos e ferramentas metodológicas para atuarem nas áreas de Planejamento e de Gestão Ambiental, tanto no âmbito público como privado.

Concebido à luz dos novos desafios que o Desenvolvimento Sustentável coloca à sociedade brasileira, com este curso, busca-se fornecer conhecimentos teóricos e práticos para o adequado gerenciamento do meio ambiente.

Os estudos integrados do meio ambiente, o emprego de métodos geográficos de análise ambiental, e o uso de tecnologias de informações geográficas, são as principais ferramentas metodológicas do curso, de forma a subsidiar a qualificação para o planejamento e para a gestão ambiental.

O foco do curso, portanto, é a integração de sistemas de informações de planejamento e gestão ambiental, de forma a constituir um procedimento analítico para se aplicado em diferentes situações e casos.

O objetivo geral consiste na qualificação de profissionais que atuam na área de meio ambiente, fornecendo subsídios teóricos e práticos, de modo a constituírem elementos dinamizadores para as transformações e melhorias de processos e de tecnologias no uso dos recursos ambientais.

Especificamente pretende-se:
• Subsidiar profissionais que desejam atuar na área de Planejamento e Gestão Ambiental, tanto no âmbito público como privado
• Permitir a capacitação de licenciados e bacharéis de outras áreas, além da área de Geografia, abrindo-lhes assim novas oportunidades de trabalho
• Compensar a falta de oferta, bem como a progressiva procura por cursos numa área estrategicamente importante como é a área ambiental

O Curso visa promover a capacitação de profissionais geógrafos, biólogos, engenheiros ambientais, engenheiros florestais, gestores ambientais, economistas, profissionais de áreas de conhecimento afins, na análise ambiental com base em uma abordagem temporal e espacial da relação sociedade-natureza.

Dúvidas podem ser dirimidas pelo e-mail analiseambiental@ufpr.br.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Pixabay