Notícia Patrocinada – O LandViewer, um serviço em nuvem desenvolvido pela empresa EOS Data Analytics, com base nos EUA, fornece acesso fácil a dados de satélites e dados analíticos. Nos meses recentes, o serviço passou por diversas atualizações que expandiram o catálogo existente de imagens de satélites, introduziram mais ferramentas para análises e acrescentaram alguns outros bônus

Ao final de 2018, dados aéreos e espaciais disponíveis para navegação, análise e download por meio do LandViewer incluíam imagens do Sentinel-2 and Sentinel-1 da ESA, Landsat 8 da NASA-USGS e missões anteriores, MODIS, CBERS-4 e NAIP.

Esta ampla seleção de dados de observação da Terra cresceu com a adição de imagens comerciais de alta resolução do Airbus, SpaceWill e SI Imaging Services.

O LandViewer evoluiu para uma única plataforma, onde, além de dados de fontes abertas, você pode explorar livremente o potencial de dados comerciais com cobertura global, períodos curtos de revisitação e resolução espacial de até 40 centímetros.

O catálogo atual inclui imagens do Pléiades 1a/1b, SPOT 5, SPOT 6 e SPOT 7, juntamente com KOMPSAT-2, 3, 3A e SuperView, Gaofen 1, 2 e Ziyuan-3.

O LandViewer conta com prévia grátis, cálculo de preço automático por área selecionada e entrega de imagem dentro de três dias úteis por meio da nuvem do EOS Storage.

Prévia de imagem coletada pelo Gaofen 2 acima do Palm Jebel Ali

Observações de longo prazo com a análise de séries temporais

A abundância de dados disponíveis, como as imagens atualizadas semanalmente do Sentinel-2 e os dados históricos do Landsat, facilitou o monitoramento de mudanças em longos períodos de tempo.

Mas quanto tempo levaria para selecionar e processar diversos anos de dados de satélites para obter uma perspectiva multitemporal? Para solucionar este problema, a Análise de Séries de Tempo reúne todos os dados de detecção remota para você e entrega os resultados em um gráfico.

Gráfico de séries temporais do Sentinel-2 gerado para campos agrícolas do estado de Kansas

Tudo o que você precisa fazer é selecionar uma área de interesse (AOI), um conjunto de dados de satélite e um período de tempo entre um mês e dez anos.

O algoritmo pode pegar todas as imagens com nebulosidade mínima e calcular o NDVI, NDWI ou NDSI em apenas alguns momentos.

Por padrão, o gráfico de Séries Temporais gerado contém linhas (representando os valores mín, máx, média e um desvio padrão) que podem ficar escondidos ou exibidos para a sua conveniência, e sempre que você observar um pico ou uma queda incomum nos valores, uma cena do satélite que representa parte da curva pode ser visualizada para estabelecer a causa.

Os resultados podem ser baixados como uma imagem (.png) ou um arquivo .csv para Excel.

Análise de vegetação avançada com novos índices espectrais

Os novos índices espectrais do LandViewer são SAVI, EVI, ARVI, GCI, SIPI e NBR, que podem complementar a análise NDVI ao fazer correções em relação a efeitos atmosféricos, topográficos ou influências de luminosidade de solo, dependendo da densidade da vegetação, clima e elevação da área de interesse.

O índice NBR, por sua vez, é designado para destacar áreas queimadas em relação à vegetação saudável; enquanto a diferença entre os valores NBR antes do incêndio e os valores NBR pós incêndio podem ser aplicados para estimar a severidade da queimada.

O uso de diversos índices simultaneamente permite um melhor insight sobre a saúde da vegetação e ajuda a identificar vegetação estressada ou infectada em estágio precoce.

Análise SAVI derivada do Sentinel-2 de uma região agrícola árida no Egito (no lado esquerdo)

Cálculo de área e legenda intuitiva

Outra função do LandViewer, a legenda do índice é designada para resolver o problema da interpretação dos resultados do índice, um problema comum para os novos usuários.

Agora, quando um índice espectral é aplicado sobre um território selecionado, o usuário pode visualizar uma legenda detalhada, onde cada classe marcada por cor contém uma curta descrição.

Por exemplo, o cálculo de NDVI identificará e destacará as áreas como “vegetação densa”, “vegetação moderada”, “vegetação escassa”, “solo aberto” ou “sem vegetação”.

Múltiplas Área de Interesse (AOI)

Outra funcionalidade adicionada recentemente é que a área de cada classe dentro da legenda do índice espectral agora é calculada automaticamente, tanto em metros quadrados como em porcentagem.

A ferramenta de Área de Interesse (AOI) expandida permite o carregamento em massa de muitas AOIs e acelera o trabalho ao permitir a visualização simultânea e a mudança rápida de todas as AOIs no mapa para buscas de imagem e inscrição de nova cena.

Dados analíticos de zona avançados

Ao introduzir a função de Clusterização, os especialistas em sensoriamento remoto e desenvolvedores de software do EOS levaram a análise espaço-temporal a um novo nível.

Clusters

Com essa função, os usuários podem executar classificação de dados baseados em satélite sem supervisão de uma área de até 200 quilômetros quadrados em até 19 agrupamentos (ou clusters).

Esse processo envolve a definição de parâmetros customizados (tamanho/número de zonas) e aguardar alguns momentos para que o LandViewer construa uma imagem raster da área com agrupamentos marcados por cor, e uma camada de vetor contornando as fronteiras. Os dois resultados podem ser baixados.

Essa análise em escala pode providenciar vários insights em relação à agricultura, silvicultura, monitoramento costal e outras indústrias. Por exemplo, um fazendeiro pode fazer uso do conveniente mapeamento de zonas por cor dentro do campo com base nos valores NDVI para a navegação precisa no campo e a administração da safra.

De imagens estáticas a animações atraentes

Além dos dados espectrais informativos contidos nos pixels das imagens de satélite, é divertido olhar para esses pixels. Com isso em mente, o LandViewer apresentou a função de Animação de Lapso de Tempo que permite que jornalistas e usuários ativos das redes sociais criem histórias animadas envolventes para compartilhar na Internet. Cada GIF pode conter até 300 cenas, com índices e combinações de banda aplicados.

Lapso de tempo do satélite Landsat 8 da desertificação do lago Poopó na Bolívia, de 2013 a 2019

Saiba mais sobre o LandViewer em eos.com/landviewer

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagens: Divulgação