HERE Cellular Signals é um conjunto de dados para operadoras de redes móveis, frotas de logística e fabricantes de veículos para avaliar a conectividade de redes móveis em estradas em todo o globo

A HERE Technologies, uma das líderes globais em serviços de mapeamento e localização, acaba de anunciar a criação do HERE Cellular Signals, um conjunto de dados exclusivo que fornece informações atualizadas sobre o desempenho da rede móvel em praticamente todos os trechos de estrada em 196 países.

Para cada segmento de estrada – de rodovias a áreas rurais – o HERE Cellular Signals fornece um registro instantâneo de cobertura da rede, operadoras, intensidade de sinal e largura de banda. A força do sinal é representada como Excelente, Boa, Razoável ou Ruim.

Essas informações podem ajudar as operadoras de celular a monitorar o desempenho de sua própria rede, realizar análises para identificar áreas de força e fraqueza e tomar decisões de planejamento de rede mais detalhadas.

“A largura da banda é um recurso limitado e caro”, disse Aaron Mayfield, gerente sênior de produtos da HERE Technologies. “À medida que o tráfego de dados sobe e novas demandas são colocadas nas redes celulares, a otimização da largura de banda se tornará cada vez mais uma tática delicada de equilíbrio. O HERE Cellular Signals é um recurso valioso para para ajudar a gerenciar esses desafios.”

Como funciona

mapa da qualidade da rede celular 300x150 Mapa mostra qualidade da rede de telefonia celular ao redor do mundoPara criar o HERE Cellular Signals, a HERE uniu seus mapas globais de rádio e rede rodoviária.

Para o seu mapa de rádio, a HERE processa rastreamentos agregados de células e Wi-Fi e coordenadas de GPS de mais de 250 milhões de dispositivos conectados globalmente que utilizam a tecnologia de posicionamento de rede da HERE. A tecnologia de posicionamento da companhia ajuda um dispositivo a localizar-se com base no alcance das redes celulares e Wi-Fi que estão ao alcance do dispositivo e na intensidade de cada sinal. Ao agregar essas informações, a HERE criou um vasto mapa do ambiente de rádio do mundo.

O mapa por rádio é atualizado em média 800 milhões de vezes por dia. O alto volume de dados garante maior precisão de posicionamento em todos os tipos de estradas, incluindo pequenas áreas residenciais e rurais. A HERE aplica o machine learning baseado na nuvem para identificar isolamentos e anomalias nos dados de crowdsourcing e garantir a alta qualidade de dados.

A HERE oferece o conjunto de dados do HERE Cellular Networks para clientes no formato FGDB (File Geodatabase) a cada trimestre.

Benefícios para operadoras de redes móveis

O HERE Cellular Signals fornece uma série de benefícios para as operadoras de redes móveis, incluindo o planejamento e otimização de rede e RF; realização de avaliações de qualidade e avaliações competitivas e ainda atende aos requisitos de zoneamento e outros termos de licença. O produto também pode ajudar a equipe de atendimento ao cliente da operadora a responder perguntas relacionadas ao serviço de rede e a sua equipe de relações com investidores a preparar relatórios de desempenho para a comunidade financeira.

Benefícios para empresas de transporte, logística e automotiva

O HERE Cellular Signals também oferece benefícios para outras indústrias. As empresas de transporte podem usar o produto para melhorar as comunicações entre suas frotas e o centro de comando; otimizar o planejamento e a logística; e avaliar a cobertura da rede celular e os planos de serviço.

Enquanto isso, os veículos conectados precisam de conectividade sempre ativa com a nuvem, infraestrutura viária e outros veículos. Com o HERE Cellular Signals, os fabricantes de veículos podem otimizar todas essas informações. Por exemplo, se o veículo souber que está viajando em uma área com baixa conectividade celular, poderá fazer o pré-download das informações necessárias, garantindo uma melhor experiência de direção e menor impacto na rede.

O HERE Cellular Signals já está sendo integrado a uma nova solução desenvolvida pela Continual, que fornece aos fabricantes de carros conectados e às operadoras de redes móveis um conjunto de ferramentas exclusivo para analisar e melhorar a experiência da viagem conectada.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Instagram Imagem Post B1 300x300 Mapa mostra qualidade da rede de telefonia celular ao redor do mundoAlinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação