No GeoSeade, além de produzir e explorar mapas, você pode fazer download de 112 camadas de informações

O GeoSeade, lançado recentemente, é um mapa interativo que organiza dados espaciais sobre o Estado de São Paulo produzidos pela Fundação Sistema Estadual de Analise de Dados (Seade) e por outras fontes.

Esse instrumento possibilita a visualização e criação de mapas por meio de uma interface amigável e intuitiva, com ferramentas para facilitar o acesso das informações.

Explorar e produzir mapas

Com uma interface intuitiva, usabilidade amigável e conteúdo estruturado o GeoSeade promove a experiência de exploração de dados espaciais em múltiplas escalas. É possível visualizar a tabela de dados da camada de informação e gerar gráficos, assim como alterar as características visuais do mapa ou mesmo criar novos mapas de acordo com o interesse do usuário.

Sustentabilidade

O GeoSeade faz uso do software público brasileiro i3Geo e seu conjunto foi produzido com ferramentas Opens Source, ou seja, sem custo financeiro e com atualizações periódicas fruto do desenvolvimento colaborativo.

Dados abertos

Disseminar informações espaciais para além da visualização em tela, possibilitando o download de todas as camadas de informação existentes no sistema com seus respectivos metadados e dicionários de dados.

Produzir e atualizar

Atualmente, são disponibilizadas 112 camadas de informações, sendo 77 de fonte integral ou compartilhada com o Seade e com mais de 500 variáveis. Compromisso em atualizar as informações como: a localização dos equipamentos de saúde, educação e assistência social, dados econômicos, demográficos e sociais para todo o Estado de São Paulo.

Entre as camadas de informações temos: equipamentos de saúde (hospitais, pronto atendimento, unidade básica de saúde…), equipamentos de educação (escolas públicas estaduais, municipais e federais e particulares por nível de ensino e rede de ensino), equipamentos da assistência social (CRAS, CREAS e CentroPOP), condições de vida (Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), taxas de mortalidade infantil…), economia (PIB municipal, PIB Regional e Valor Adicionado municipal), demografia (Índice de Envelhecimento, taxa de crescimento anual da população, densidade demográfica e população municipal), logística (rodovias estaduais e federais, hidrovia, portos e aeródromos e centros logísticos industriais aduaneiros…) , energia (mapa de geração e distribuição de energia, usinas hidrelétricas, mapa das distribuidoras, usinas termoelétricas…) e meio ambiente (unidades de conservação federal, estadual e municipal, regiões hidrográficas, sub-bacias hidrográficas…).

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação