Por Mariana Santos Silva, Weverton da Costa Silva, Ítalo Tsuchiya, Rogério Oyama e João Francisco Galera Monico – Unesp de Presidente Prudente

No próximo dia 6 de abril irá iniciar o segundo ciclo do tempo GPS (sigla em inglês para Global Positioning System). Alguns receptores GPS podem parar de funcionar.

Nos sistemas de navegação baseado em satélites, o fornecimento da posição está associado a um sistema de tempo. No caso da constelação GPS, esse sistema de tempo começou a ser contado no dia 6 de janeiro de 1980 às 0h e possui duas unidades importantes: a semana GPS (GPS week) e o tempo da semana GPS (Time Of Week – TOW).

A semana GPS consiste na contagem do número sucessivo de semana iniciado em 6 janeiro de 1980. Trata-se de um contador de natureza binário que possui 10 bits no total.

Sendo assim, ao todo são 1024 semanas, no intervalo de 0 a 1023. Já o TOW corresponde ao número sucessivo de segundos de cada semana GPS (iniciada no domingo e finalizada no sábado) totalizando 604800s.

Em 21 de agosto de 1999, após 19,7 anos do início, o sistema GPS completou 1024 semanas e reiniciou a contagem da semana GPS, causando diversos danos em um evento chamado “bug do GPS”, pouco antes do chamado “bug do Milênio”.

Esse problema fez com que as observações registradas pelos receptores estivessem associadas temporalmente à data de 06 de janeiro de 1980.

Essa reinicialização da contagem de semanas do GPS, chamada de GPS Week Rollover, não foi prevista por alguns fabricantes de receptores gerando esse bug do GPS, causando interrupção num grande número de receptores.

Assim sendo, à meia-noite do próximo 6 de abril de 2019 (passados 19,7 anos desde 1999), acontecerá pela segunda vez o reinício da contagem da semana GPS.

contagem do tempo por GPS 300x226 Alguns receptores GPS podem parar de funcionar em 6 de abrilSerá que teremos a segunda versão do bug do GPS?

Para tirar essa dúvida, a Unesp de Presidente Prudente realizou experimentos simulando os sinais GPS, por meio do simulador Spirent GSS7000, considerando a passagem do dia 6 para o dia 7 de abril de 2019.

Para os experimentos, foram usados os receptores Trimble NetRS (Firmware 1.3-2) GPS Receiver e Trimble NetR8 GNSS Reference Receiver (Firmware 48.01) e o PolaRx5s da Septentrio (Firmware 5.2.0). Todos estes receptores foram lançados após o primeiro rollover (reinício da contagem da semana GPS) e não apresentaram falhas na simulação do segundo rollover.

E o seu receptor, irá funcionar? Se deseja saber, apesar da proximidade do evento, entre em contato com os autores do artigo (Unesp Presidente Prudente).

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Instagram Imagem Post B1 300x300 Alguns receptores GPS podem parar de funcionar em 6 de abrilOs conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem de capa: Pixabay