Melhora de desempenho, otimização e colaboração estão entre os principais benefícios

A Autodesk anuncia a chegada do AutoCAD 2020, que agrega recursos inéditos, além de novo visual. Segundo a empresa, as novas características vão contribuir ainda mais na criatividade, desenhos e projetos de arquitetura e engenharia idealizados pelos usuários. P

or meio de assinatura (software as a service), o professional terá acesso a ferramentas especializadas do AutoCAD, flexibilidade para o uso do AutoCAD web e do AutoCAD para aplicativos móveis, além das inovações que a nova versão apresenta. A nova versão traz uma ferramenta cada vez mais colaborativa e de alto desempenho que permite seu uso de qualquer lugar.

Veja as 7 principais mudanças e benefícios:

• Para salvar um trabalho, leva-se meio segundo – um segundo inteiro mais rápido, em média, do que a versão anterior. Isso pode gerar uma economia de horas por ano a cada usuário. Considerando o número de assinantes do AutoCAD, isso equivaleria a uma economia coletiva estimada em cerca de 80 anos

• O tempo de instalação é 50% mais rápido para unidades de estado sólido (SSD)

• Versão com nova interface: a tela escura ganha um visual mais moderno, de tom azul escuro, que permite melhor conforto aos olhos. A tela mais escura foi configurada para interagir melhor com contrastes e ícones do software

• A medição de distâncias é mais rápida do que nunca com a nova ferramenta Quick Measure, que mede desenhos 2D simplesmente passando o mouse. Dimensões, distâncias e ângulos são exibidos dinamicamente à medida que se move o mouse entre os objetos

• A nova paleta de blocos facilita a inserção dos blocos com galerias visuais e ainda possui a capacidade de filtrar exatamente aqueles blocos que o usuário está procurando. É possível arrastá-los e soltá-los no desenho a partir das guias

• Já o recurso Purge foi reprojetado para facilitar a limpeza de desenhos. O usuário pode remover vários objetos desnecessários de uma só vez por meio de seleção facilitada em uma área de visualização prévia, bem como facilmente encontrar objetos que não podem ser excluídos e entender o porquê

• O recurso DWG Compare também foi aprimorado. Agora é possível comparar duas versões de um desenho sem sair da janela atual, além de importar as alterações desejadas no desenho em tempo real.

Parceria com Microsoft e Box

Como parte das melhorias, a Autodesk anuncia as parcerias com a Microsoft e a Box, visando a melhoria nos fluxos de trabalho, eficiência e produtividade. O projeto poderá ser feito online no AutoCAD e armazenado diretamente na nuvem.

Agora, é possível abrir rapidamente qualquer arquivo DWG armazenado no Microsoft OneDrive e no Box com o aplicativo da web do AutoCAD, apertando somente um botão.

O aplicativo do AutoCAD é executado no navegador da Web em praticamente qualquer computador, com isso não é necessário possuir o AutoCAD instalado para poder abrir, revisar e editar os desenhos.

As integrações agilizam a abertura dos arquivos, além de reduzir o tempo de colaboração, permitindo a visualização e edição dos desenhos em tempo real.

A parceria também oferece flexibilidade. Por exemplo, o usuário que já consegue abrir arquivos DWG e suas respectivas referências externas da nuvem da Autodesk, agora poderá também abri-los do Microsoft OneDrive e do Box. Com os recursos de nuvem, será possível armazenar os arquivos de qualquer lugar.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem de capa: Divulgação