Nova edição da publicação traz trabalhos do terceiro Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança hoje (28/3) o segundo número do volume 63 da Revista Brasileira de Geografia (RBG).

A publicação deste semestre traz especialmente um conjunto de artigos apresentados no III Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (Congeo), realizado entre os dias 10 e 14 de setembro de 2018, em Niterói (RJ).

Além disso, a publicação conta com mais duas produções remanescentes do dossiê Zona Costeira Brasileira, lançado no primeiro número do volume, em agosto de 2018. Acesse a revista nesta página.

Os oito trabalhos apresentados neste número sobre o III Congeo refletem a variedade de temas que compõem a agenda das pesquisas desenvolvidas atualmente nos campos da geografia política, geopolítica e gestão do território, como a porosidade das fronteiras, os blocos regionais e o Estado como articulador e gestor do território nacional.

As fronteiras e relações latinoamericanas são pontos abordados nos artigos América Latina: uma integração regional agônica? A institucionalidade da integração regional e alguns de seus principais desafios, de Claudete de Castro Silva Vitte, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Fronteira, conflitos e estado de exceção, de Marcos Mondardo, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); A fronteira como espaço de trabalho: o mercado de trabalho no contexto das regiões de fronteira de Brasil e Bolívia, de Pedro Aguiar, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e em As redes acadêmicas e a integração informacional do Brasil com as Américas e a África, de Antonio Gomes de Jesus Neto, também da Universidade de São Paulo (USP).

Diferentes análises geopolíticas e da geografia política também são apresentadas em O correio como braço logístico do Estado: A execução de políticas públicas por meio da rede de agências postais no território brasileiro, de Igor Venceslau, da USP; Bio(necro)política da mineração: quando o desastre atinge o corpo-território, de Maria de Oliveira Penido, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Política y geopolítica en el proceso de regionalización del regimen autoritario chileno (1973-1990), de Rodolfo Quiroz, da USP; e em A influência da geografia no comportamento eleitoral: contexto social de vizinhança, de Aleksei Zolnerkevic, também da USP.

Os dois artigos do dossiê, de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abordam riscos e impactos da ocupação da zona costeira, além de avaliarem a gestão e as políticas públicas para o território. O primeiro, intitulado Proposta metodológica para adequação das informações do Censo Demográfico do IBGE na análise da vulnerabilidade social a eventos extremos na zona costeira, é de autoria de Cibele Oliveira Lima e Jarbas Bonetti, do Laboratório de Oceanografia Costeira da UFSC. Encerra a edição o artigo Diagnóstico da gestão costeira e das políticas públicas do município de São Francisco do Sul, SC, Brasil, dos autores André de Souza de Lima, Apoena Calixto Figueirôa, Victor Gabriel Zapelini Guião Coelho, Celso Voos Vieira, Francisco Arenhart da Veiga Lima e Marinez Eymael Garcia Scherer.

Com edição do IBGE, a RBG é uma publicação científica digital e realiza dois lançamentos ao ano, em março e em agosto. A submissão de trabalhos é contínua e está aberta a pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, inclusive do IBGE. Para acessar o conteúdo completo ou submeter trabalhos, visite o portal da Revista Brasileira de Geografia.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação