Assista o replay e compartilhe com seus colegas

Dando sequência aos webinars de 2019, aconteceu na última quarta-feira (17/4) a palestra Como aproveitar o ecosistema de aplicações do OpenStreetMap? O caso concreto da Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Você que não conhece o OpenStreetMap, vai ter no replay uma apresentação rápida do projeto. Você que já conhece, vai ver de maneira concreta como uma prefeitura utiliza OSM, umap, Mapillary, OSMand, OSMtracker e outras ferramentas para fornecer um serviço mais eficiente, barato e aberto para os cidadãos.

Assista o replay na íntegra

A apresentação da palestra foi de:

• Helio Cesar Tomio – Eng. Civil, MBA em Adm. Pública e Gestão de Cidades. Chefe de Uso e Parcelamento do Solo da Prefeitura de Jaraguá do Sul / SC. Colaborador Openstreetmap desde 2014

• Thierry Jean – Administrador de empresas. Cofundador da startup de logística Loganserv. Apoia ativamente o projeto OpenStreetMap desde 2014

• Wille Marcel – Desenvolvedor de software com foco na área de Web e GIS. Colabora com o OpenStreetMap desde 2010. Dsenvolveu o OSMCha, um software de validação das edições do OSM

Veja o replay e compartilhe com seus amigos

Encontro OpenStreetMap em São Paulo

No dia 26 de junho das 14h30 às 18h em São Paulo (SP) será realizado o Encontro OpenStreetMap, como parte da programação dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, com acesso livre para inscritos nas atividades (cursos, seminários e fórum) e/ou na feira.

O OpenStreetMap é o projeto global de mapa colaborativo que cresce de maneira exponencial. O encontro contará com a presença de Muthu Sampa (USA), executivo da Mapillary, plataforma de imagem colaborativa que permite a qualquer um de fazer o “Street View” de sua cidade e explorar estas imagens para gestão de ativos.

Wille Marcel apresentará o OSMcha, que ele desenvolveu no Brasil por paixão e que está hoje financiado por algumas empresas internacionais. O OSMcha permite monitorar as mudanças que acontecem em uma área específica. Helio Tomio apresentará como Jaraguá do Sul utiliza ativamente o OSM para diferentes aplicações úteis ao município. Peter Krauss apresentará o OSMcode: uma tentativa de criar um código curto, fácil de lembrar, livre, que possa apontar um área de 5×5 metros no mapa, com mais eficiência do que as alternativas atuais.

Alguns editores avançados do OpenStreetMap estarão também disponíveis num balcão de tira-dúvidas para os que querem desenvolver projetos com OpenStreetMap. A comunidade aproveitará o evento para fazer uma reunião da comunidade OpenStreetMap Brazil.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagens: Divulgação