A Amazon Web Services impulsiona a Autonomic Transportation Mobility Cloud, oferecendo aos fabricantes de automóveis e desenvolvedores de software a infraestrutura em nuvem necessária para criar serviços inovadores em escala para veículos conectados e para o futuro dos carros autônomos

A Ford Motor Company e os criadores da Nuvem de Mobilidade para Transportes (TMC) assinaram um contrato global de vários anos com a Amazon Web Services (AWS), que expandirá a disponibilidade de serviços de conectividade em nuvem e serviços de desenvolvimento de aplicativos de carros conectados para a indústria de transportes.

Com essa colaboração, a TMC, da Autonomic, a principal nuvem para o setor automotivo, será impulsionado pela AWS, a líder mundial em nuvem, para se tornar a solução padrão de carros conectados nos veículos da Ford.

Segundo o comunicado oficial, a Ford Mobility e a Autonomic escolheram a AWS por sua disponibilidade global e pela amplitude e profundidade do portfólio de serviços da AWS, incluindo ofertas de Indústria das Coisas (IoT), aprendizado de máquina, análise e serviços de computação.

A colaboração com a AWS permite parcerias adicionais e oportunidades de negócios para montadoras, operadores de transporte público, operadores de frotas de larga escala e desenvolvedores de software.

Como Technology Partner da Rede Global de Parceiros (APN) da AWS, a Autonomic também trabalhará com ISVs (Vendedores Independentes de Softwares) e Integradores de Sistemas para oferecer conectividade e recursos para o desenvolvimento de serviços de nuvem para veículos conectados e aplicativos móveis para fabricantes de automóveis e desenvolvedores de aplicativos de mobilidade.

Fabricantes de automóveis e desenvolvedores podem aproveitar a TMC para se libertarem do grande investimento e do longo tempo necessários para construir sua própria camada de conectividade. Em vez disso, conectando-se via TMC, eles podem aplicar esses recursos à criação de produtos e soluções inovadoras que os diferenciam em seus mercados.

A TMC, já conectada a milhões de veículos, fornece conectividade segura e bidirecional para a nuvem a partir de automóveis. Ela processa e enriquece de forma segura os dados dos veículos em tempo real e fornece aos desenvolvedores de software acesso fácil aos dados processados ​​para criar aplicativos sofisticados para motoristas, proprietários de frotas e fabricantes de veículos. A TMC é independente das marcas automotivas, e fornece a experiência de desenvolvimento de software baseada em nuvem e centrada em API que os desenvolvedores de aplicativos móveis preferem.

“Esta colaboração irá expandir significativamente a nossa oportunidade de fornecer as melhores experiências para os clientes de veículos e mobilidade da Ford”, disse Marcy Klevorn, presidente da Ford Mobility. “Estou entusiasmada pelo fato de nosso futuro padrão de nuvem para solução de veículos conectados ser impulsionado pela AWS, além da Nuvem de Mobilidade de Transportes da Autonomic. Trabalhando com a AWS e a Autonomic, a Ford e os nossos parceiros de mobilidade terão acesso à plataforma de mobilidade líder do setor.”

“A colaboração com a Ford e a Autonomic transforma o modo como os clientes e parceiros da indústria automotiva desenvolvem serviços de nuvem de veículos conectados”, disse Andy Jassy, ​​CEO da AWS“. “Os clientes da Autonomic poderão oferecer serviços inovadores de mobilidade e experiências diferenciadas em todo o mundo, integrando a TMC com a AWS, a plataforma de nuvem mais ampla e profunda da indústria. Esses recursos, juntamente com a comunidade da Rede Global de Parceiros da AWS e a ampla base de clientes da indústria automotiva, ajudarão a reimaginar o futuro do setor.”

“Isso marca a próxima etapa do que já é uma relação colaborativa imensamente gratificante com a AWS”, disse Gavin Sherry, co-fundador e CEO da Autonomic. “Um dos muitos objetivos que temos em comum é criar uma estrutura coesa para fabricantes de veículos e desenvolvedores, permitindo que eles se concentrem na criação de algumas das melhores experiências para os clientes que usam nossos sistemas de conectividade. Agora, com o anúncio dessa colaboração estratégica, as capacidades de nossas plataformas serão significantemente expandidas.”

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates foram formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Pixabay