Vagas limitadas nas atividades (cursos, seminários e fórum) do DroneShow e MundoGEO Connect 2019. Garanta a sua!

cursos inteligencia geografica big data ciencia de dadosA inteligência geográfica, ciência de dados e Big Data são termos muito comentados atualmente, não só no setor de geotecnologia mas principalmente fora dele, por profissionais que não são originalmente desta área mas que se apropriam do poder da geolocalização para criar soluções inovadoras.

Quatro atividades vão abordar o poder da Inteligência Geográfica durante o DroneShow e MundoGEO Connect 2019, que acontecem de 25 a 27 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

A MundoGEO organiza estes eventos juntos desde 2016 e prevê reunir este ano 4 mil participantes, 80 expositores e 100 palestrantes em mais de 30 atividades, gerando mais de 230 horas de conteúdo.

“Estamos passando por um momento disruptivo no setor de geotecnologia, no qual soluções baseadas em big data, internet das coisas e inteligência artificial estão trazendo aumento de produtividade com redução de custos”, comenta Eduardo Freitas, Engenheiro Cartógrafo e coordenador de conteúdos da MundoGEO. “O uso de drones para mapeamento é um exemplo de como uma tecnologia pode ter o mesmo impacto de uma netflix ou de um uber em um setor, mas para isso é imprescindível a qualificação e atualização profissional”, completa.

As vagas são limitadas nas atividades (cursos, seminários e fórum) do DroneShow e MundoGEO Connect 2019. Veja a programação completa e garanta a sua!

Pré-Curso: Introdução ao mundo da Geolocalização

artes-11No dia 25 de junho acontece um curso introdutório tem a proposta de permitir ao inscrito um melhor aproveitamento dos cursos e seminários previstos nos eventos MundoGEO Connect e DroneShow, além de possibilitar que a visita à feira seja mais produtiva.

Se você está iniciando neste mundo, saiba o que te espera. Se você já faz parte desse setor, venha fazer uma reciclagem. O curso vai apresentar conceitos e descrever as etapas de coleta de dados utilizando diversas plataformas.

Serão apresentadas as principais ferramentas de processamento e análise de dados bem como descritas as mais diversas aplicações. Comece o evento com o pé direito.

Tópicos que serão abordados:
• Principais conceitos e definições relacionados às Geotecnologias
• Principais tipos de plataformas de coleta de informações (orbitais, aéreas, drones e levantamentos terrestres)
• Principais demandas da Geoinformação nas áreas de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança, Defesa e nos negócios em geral
• Análise dos principais parâmetros relacionados a Geoinformação, como resolução, precisão e acurácia
• O que é um dado com qualidade para as Geotecnologias
• Dados globais do mercado de Geolocalização

O instrutor será Wilson Holler, Analista GIS na Embrapa Florestas. Engenheiro Cartógrafo (UFPR), Especialista em Geoprocessamento (UFPR) e Gestão Florestal (UFPR), Especialista em Drones para Aplicações Civis e Comerciais (PUC/PR), Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia (Lactec), Experiência em Processamento Digital de Imagens e Análises Geoespaciais.

Curso Prático Express: Produção de Mapas e Geoprocessamento com QGIS

Este curso prático tem como objetivo ensinar conceitos e prática de Geoprocessamento utilizando o software livre QGIS. Este treinamento é de interesse especial para estudantes e profissionais de áreas como geografia, biologia, arquitetura, mineração, geologia, engenharia (diversas), topografia, agrimensura, agronomia, meteorologia, epidemiologia, veterinários, entre outras.

O Curso Prático Express: Produção de Mapas e Geoprocessamento com QGIS terá três turmas, nos dias 25, 26 e 27 de junho. Serão fornecidos computadores para as atividades práticas, bem como apostila (em formato digital).

Tópicos que serão abordados:
• Cartografia para Geoprocessamento
– Sistema de Referência
– DATUM e Sistemas de Coordenadas
– Códigos EPSG
• Primeiros Passos no Software QGIS
– Apresentação da Interface
– Inicialização de Projetos
– Técnicas de Seleção e Consulta de Dados
• Mapeamento Temático com QGIS
– Simbologia e Rotulação
– Como Unir Tabelas de Dados com Mapas (Join)
– Geração de Mapas Temáticos no QGIS
– Mapas Qualitativos (Categorizados)
– Mapas Quantitativos (Graduados)
– Mapas Baseados em Regra
• Ferramentas do QGIS (Miscelânia)
– Cálculo de Áreas, Distâncias e Perímetros
– Como Obter (extrair) Coordenadas
– Gerar Camadas a partir de Coordenadas
• Trabalhando com Dados Raster
– Mosaico de Imagens
– Recorte de Imagens
– Geração de Composição Colorida
• Layout de Mapas para Impressão
– Preparando o Mapa para Impressão
– Dicas Extras sobre o Compositor de Impressão

Os instrutores serão:

• Anderson Medeiros – Consultor em Geotecnologias. Foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias no MundoGEO#Connect 2017. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e ferramentas como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo.

• Julie Eugênio – MSC. Eng. Urbana e Ambiental. Possui ampla experiência em Sistemas de Informações Geográficas, tendo atuado em grande entidades como Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Graduada em Tecnologia em Geoprocessamento (IFPB), com mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental (UFPB), atualmente cursa o Doutorado em Eng. Civil e Ambiental. Atua com Geoinformação desde 2003..

Curso: GIS, Big Data e Machine Learning

O Big Data, inteligência artificial e machine learning é um dos termos mais comentados atualmente, o que chamamos de buzzwords. Mas o que são realmente?

O curso do dia 27 de junho vai abordar os conceitos de big data, data science, e machine learning aplicados no contexto do uso da informação geográfica. Explora alguns estudos de casos e tendências tecnológicas.

Tópicos que serão abordados:
• O que é Big Data
• O que é Machine Learning
• Modelos de previsão
• Principais algoritmos de machine learning e sua utilização
• Principais tecnologias e frameworks de machine learning
• Principais tecnologias de big data
• Lidando com dados do mundo real
• Como o GIS tem utilizado machine learning e big data e quais os desafios
• BigGIS, uma nova geração do GIS
• Tendências tecnológicas e inovações

O instrutor será Guilherme da Mata, Engenheiro de comutação pela Universidade Federal de Itajubá -UNIFEI, aluno especial de mestrado do curso de Engenharia Elétrica na UNIFEI. Especialista Esri, atualmente atua como arquiteto de soluções na Imagem atuando nas principalmente nas indústrias de elétrica, smart cities e saneamento. Como cientista de dados atua com o uso de técnicas de machine learning aplicada à sistemas elétricos.

Seminário: Geo & Drones para Cidades Inteligentes

O Seminário apresentará casos de sucesso, resultados alcançados, aplicações e soluções que utilizam geotecnologias e drones, integrados ao contexto das Smart Cities e da Indústria 4.0.

O potencial das soluções inteligentes afeta as mais diversas áreas das cidades: arrecadação, desastres naturais, coleta de lixo, controle semafórico, transporte coletivo, gerenciamento de crises, uso do solo, cadastro técnico, trânsito e mobilidade, meio ambiente e desastres naturais, dentre outros.

Outro ponto essencial para o sucesso das Smart Cities são os desafios institucionais, que vão desde a obtenção de recursos e a integração das diferentes secretarias e esferas de governo até a discussão da melhor estratégia de implantação.

O moderador será Julio Ribeiro, do Instituto GEOeduc. Dentre os palestrantes confirmados no seminário estão representantes da Receita Federal e de várias prefeituras.

Veja a programação completa do evento e faça sua inscrição antecipada. Vagas limitadas!

Auditório do DroneShow 2018, realizado em maio passado na capital paulista

Expositores confirmados no DroneShow e MundoGEO Connect 2019

Na feira do DroneShow e MundoGEO Connect, os visitantes poderão conferir as principais plataformas de coleta de dados da superfície terrestre, como satélites, aviões tripulados, estações terrestres, mapeamento móvel e, claro, Drones, além de ter contato com os principais prestadores de serviços e distribuidores de sensores e softwares de processamento de dados.

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Conheça a lista de expositores já confirmados e as suas marcas

Confira o vídeo oficial com os destaques da última edição do evento:

Fonte: DroneShow