Vagas limitadas nas atividades (cursos, seminários e fórum) do MundoGEO Connect e DroneShow 2019. Garanta a sua!

logo do software livre qgisO QGIS é um Sistema de Informação Geográfica (SIG) de código aberto licenciado segundo a Licença Pública Geral GNU. Funciona em Linux, Unix, Mac OSX, Windows e Android e suporta inúmeros formatos de vetores, rasters e bases de dados e funcionalidades, sendo um projeto oficial da Open Source Geospatial Foundation (OSGeo).

E para quem precisa de um treinamento rápido e objetivo, será realizado um curso presencial de produção de mapas e geoprocessamento com QGIS em três turmas nos dias 25, 26 e 27 de junho em São Paulo (SP) dentro da programação do MundoGEO Connect e DroneShow 2019.

Este curso prático tem como objetivo ensinar conceitos e prática de Geoprocessamento utilizando o software livre QGIS. Este treinamento é de interesse especial para estudantes e profissionais de áreas como geografia, biologia, arquitetura, mineração, geologia, engenharia (diversas), topografia, agrimensura, agronomia, meteorologia, epidemiologia, veterinários, entre outras.

Serão fornecidos computadores para as atividades práticas, bem como apostila (em formato digital). Após o curso presencial, os alunos ainda terão acesso a uma aula online para tirar dúvidas.

Ementa:
• Cartografia para Geoprocessamento
– Sistema de Referência
– DATUM e Sistemas de Coordenadas
– Códigos EPSG
• Primeiros Passos no Software QGIS
– Apresentação da Interface
– Inicialização de Projetos
• Mapeamento Temático com QGIS
– Simbologia e Rotulação
– Como Unir Tabelas de Dados com Mapas (Join)
– Geração de Mapas Temáticos no QGIS
– Mapas Qualitativos (Categorizados)
– Mapas Quantitativos (Graduados)
• Ferramentas do QGIS (Miscelânia)
– Cálculo de Áreas, Distâncias e Perímetros
– Como Obter (extrair) Coordenadas
– Gerar Camadas a partir de Coordenadas
• Trabalhando com Dados Raster
– Mosaico de Imagens
– Recorte de Imagens
• Layout de Mapas para Impressão
– Preparando o Mapa para Impressão

Os instrutores serão:

Anderson Medeiros, Consultor em Geotecnologias. Foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias no MundoGEO#Connect 2017. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e ferramentas como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo.

Julie Eugênio, MSC. Eng. Urbana e Ambiental. Possui ampla experiência em Sistemas de Informações Geográficas, tendo atuado em grande entidades como Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Graduada em Tecnologia em Geoprocessamento (IFPB), com mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental (UFPB), atualmente cursa o Doutorado em Eng. Civil e Ambiental. Atua com Geoinformação desde 2003.

Veja a programação completa do evento e faça sua inscrição antecipada. Vagas limitadas!

Auditório do MundoGEO Connect e DroneShow 2018, realizado em maio passado na capital paulista

Expositores confirmados no MundoGEO Connect e DroneShow 2019

Na feira do MundoGEO Connect e DroneShow, os visitantes poderão conferir as principais plataformas de coleta de dados da superfície terrestre, como satélites, aviões tripulados, estações terrestres, mapeamento móvel e, claro, Drones, além de ter contato com os principais prestadores de serviços e distribuidores de sensores e softwares de processamento de dados.

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Conheça a lista de expositores já confirmados e as suas marcas

Confira o vídeo oficial com os destaques da última edição do evento:

Fonte: MundoGEO Connect