Inscrições estarão abertas de 15 de maio a 17 de junho

Está aberto o processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais, uma parceria entre a Unesp, Campus de São José dos Campos, e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

Estruturado de forma associativa entre UNESP-ICT e CEMADEN, este curso de pós-graduação tem como principal objetivo formar pesquisadores, profissionais e gestores na área de desastres naturais.

O curso tem uma concepção interdisciplinar envolvendo, de forma integrada, questões de natureza física, modelagem, infraestrutura, vulnerabilidade social e educacional.

O curso enfoca, prioritariamente, os principais desastres naturais que ocorrem no país de origem tipicamente hidrometeorológica e climática (como deslizamentos de massa, inundações, enxurradas, impactos de secas severas e incêndios florestais) e que são monitorados e acompanhados pelo CEMADEN.

Ainda que sejam característicos no país, estes desastres naturais são, em sua essência, globais e afetam a maioria dos países. Neste sentido, a experiência já existente das duas instituições em termos de parcerias com organismos estrangeiros contribuirão para fortalecer a proposição de um curso com ampla inserção internacional.

Portanto a criação de um curso de pós-graduação que estabeleça as bases de uma “ciência avançada de desastres naturais” é estratégica para o país no sentido de preparar pesquisadores e profissionais que levem ao aumento da compreensão, mitigação e adaptação aos desastres naturais de diferentes naturezas. Isto possibilitará por em prática tais conhecimentos para aumentar a resiliência da sociedade brasileira aos eventos extremos deflagradores de desastres naturais.

pós graduação em desastres naturais 300x198 Programa de pós graduação em desastres naturais abre inscriçõesO prazo para inscrição online e envio da documentação será de 15 de maio a 17 de junho de 2019.

Linhas de pesquisa:
• Desastres associados a eventos extremos, inundações e movimentos de massa
• Desastres associados a eventos extremos, secas, estiagens, incêndios florestais e escassez de água
• Instrumentação e análise de dados

Geo e Drones na Indústria 4.0

A editora Oficina de Textos estará de 25 a 27 de junho em São Paulo (SP) nos eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Instagram Imagem Post B3 300x300 Programa de pós graduação em desastres naturais abre inscriçõesOs conteúdos dos cursos, palestras e debates foram formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagens: Wikipedia