Tecnologias de localização estão ajudando no presente e moldando o futuro do setor

Nas próximas duas décadas, as cidades passarão por uma enorme transformação no quesito mobilidade. Apesar da mudança nos cronogramas de implantação e da complexidade de produzir veículos autônomos em grande quantidade, a inovação continua à medida que o mundo avança em direção a um futuro autônomo.

Há dez anos, a Mercedes-Benz escolheu a HERE Technologies para construir um mapa de alta definição que o mundo nunca viu antes. Já, nos dias de hoje, a plataforma de mapeamento da empresa atende a alguns dos serviços de carro conectados mais avançados do mercado, além de ser a principal tecnologia usada em todos os níveis de automação de veículos.

A HERE está entre as líderes no mercado da indústria automotiva, trabalhando com a grande maioria das montadoras com tecnologia de localização, que é a base das experiências dos veículos de hoje e de amanhã. Os dados e serviços de mapas da empresa são encontrados em quatro de cinco veículos vendidos com sistemas de navegação na América do Norte e na Europa Ocidental. Hoje, mais de 100 milhões de veículos têm mapas da HERE a bordo.

Nos veículos automatizados a HERE também é uma das líderes. Milhões de carros em circulação hoje são equipados com sistemas parcialmente automatizados (nível 1 e 2 da SAE) que consomem dados de localização da companhia, que são essenciais para ajudar a fornecer recursos avançados de assistência ao motorista como: assistente de pista, sistema de controle inteligente e otimização automática do trem de força de acordo com a localização do veículo na estrada.

A HERE orgulha-se de liderar o mercado de mapas HD, sendo a primeira fornecedora global de mapas HD com contratos comerciais para uso de condução altamente automatizada (SAE nível 3) na BMW e Daimler. Além disso, atualmente a companhia fornece os primeiros serviços para veículos conectados que integram dados de sensores de milhões de veículos para criar uma representação ao vivo da estrada, onde estes veículos criam alertas de tráfego e avisos de perigo.

Veículos que usam os sensores para funcionalidades avançadas são capazes de produzir um grande volume de informações diariamente. Essas informações incluem detalhes do ambiente e do carro, como limites de velocidade e detalhes da via, objetos próximos, condições climáticas e imagens da pista. Ele também inclui as funções internas, como limpadores de para-brisa, freios, controle de tração e eficiência de combustível.

A coleta, a análise e a distribuição inteligente dessas informações fazem parte da Plataforma Aberta de Localização HERE (OLP) que representa uma inovação para os veículos conectados. A combinação de dados dos sensores de veículos, a localização e tecnologia de software possibilita a criação de uma imagem detalhada e atualizada da rodovia. Os serviços fornecem aos motoristas e seus veículos as informações necessárias para tomarem as melhores decisões na estrada, desde alertas sobre os perigos que podem afetar sua viagem, até a localização do ponto de estacionamento mais próximo ao destino, para que o motorista viaje com confiança.

Alguns dos serviços que a empresa oferece já estão sendo utilizados nos veículos autônomos:

• HERE HD Live Map- os veículos autônomos precisam ter a capacidade de entender seu posicionamento, planejar além da visibilidade dos sensores, possuir consciência contextual do ambiente e entender as regras locais das estradas. O mapa de alta definição e atualizado automaticamente analisa informações de várias fontes de dados, como imagens de satélite e sensores de frotas em tempo real, permitindo que os mapas da HERE permaneçam sempre atualizados e confiáveis.

A empresa já tem milhões de veículos usando seu mapa para suportar os níveis 1 e 2 da SAE. Mas, para dar suporte à direção altamente automatizada (níveis de 3 a 5), um mapa atualizado automaticamente será essencial para atender aos requisitos de alta confiabilidade e precisão. É aqui que a HERE também está liderando o caminho com a plataforma e a tecnologia necessárias para suportar esse nível de autonomia.

• HERE Real-Time Traffic – quando os carros se conectam, eles podem coletivamente fornecer uma imagem de onde, quando e por que o congestionamento no trânsito ocorre, resultando em um fluxo de alta qualidade nas informações e incidentes quase em tempo real.

Para tornar estas informações escaláveis e sustentáveis, foi criado o HERE Real-Time Traffic. Este é o primeiro serviço global no mercado que integra ao vivo os dados dos veículos da Audi, BMW e Mercedes-Benz. Essas informações conectadas permitem que motoristas e carros tomem decisões mais inteligentes.

• HERE Hazard Warnings – o Hazard Warnings é um serviço de distribuição de informações em nuvem em tempo real que reúne dados de sensores de veículos de várias marcas. Essa informação é analisada e distribuída para todos os outros veículos conectados na área, alertando-os sobre condições que podem exigir cautela.

Informações como acidentes rodoviários, veículos parados e visibilidade reduzida são entregues rapidamente. Estes dados podem ser fornecidos nos sistemas de informação de qualquer veículo ou em aplicativos de smartphones e tablets, tornando-se uma rede de distribuição de informações independentemente da plataforma que o usuário esteja usando.

Geo e Drones na Indústria 4.0

A editora Oficina de Textos estará de 25 a 27 de junho em São Paulo (SP) nos eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates foram formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagens: Divulgação