Conteúdo Patrocinado

A revolução dos veículos aéreos não tripulados (UAVs) abriu as portas para o uso de novos métodos de captura de dados em vários campos. No entanto, é importante criar confiança na precisão e confiabilidade ao usar essas novas ferramentas e suas entregas ​​de dados. Avaliar a qualidade dos dados é sempre um requisito importante para os usuários.

Muitos estudos têm sido desenvolvidos com o objetivo principal de avaliar a qualidade dos resultados do UAV e responder a perguntas básicas como, “Qual é a orientação correta?”, “Quão exata e densa é a nuvem de pontos?” Ou até mesmo “Esses dados são confiáveis?

Sabemos a importância de dar as respostas corretas a essas perguntas, e é por isso que fornecemos as ferramentas de que os usuários precisam para avaliar a qualidade das entregas de dados e confiar nelas.

processamento de imagem de drone 600x286 Processamento de imagem Infinity UAV: ​​Resultados precisos e confiáveis

Removendo a complexidade

A democratização das nuvens de pontos e a capacidade de integrar a tecnologia de UAV encorajam os usuários em todos os níveis a utilizar o processamento de imagens de UAV em seu trabalho diário. Tendo em mente, no entanto, que o tópico de processamento de imagem é bastante complexo, considerando os algoritmos necessários para processar e derivar saídas de dados. Mantemos a abordagem fácil de usar para processamento e avaliação de qualidade, fornecendo um conjunto de ferramentas e relatórios que ajudam os usuários a construir sua confiança na entrega de imagens de processamento UAV. Um passo à frente, com o Leica Infinity.

Como confiar nos seus dados UAV

O requisito básico para um usuário é garantir que os resultados do processamento de imagem do UAV atendam às necessidades do projeto em termos de precisão e integridade. Para ter certeza de que os dados podem ser confiáveis, é importante incluir as seguintes etapas:

1 – Pontos de controle de solo para fornecer confiabilidade de dados

Usando imagens georreferenciadas, a orientação é sempre calculada em relação a um sistema de coordenadas. Se for necessário um alto grau de precisão absoluta, os Pontos de Controle de Terra (GCPs) devem ser adquiridos. Eles também podem auxiliar na redução da incerteza devido à calibração da câmera ou ajudar a orientar as imagens em situações difíceis.

2 – Pontos de verificação para entender a precisão dos dados

Para avaliar a precisão da orientação da imagem, são necessários pontos de verificação (CPs). CPs são pontos medidos não utilizados como pontos de controle. Eles são facilmente marcados em imagens, mas usados ​​como verificação independente da qualidade da orientação.

O relatório de orientação é o local onde você pode encontrar todas as informações relacionadas aos GCPs e CPs e permite que o usuário verifique os resíduos nos GCPs e avalie a precisão da orientação da imagem.

Para avaliar a precisão dos resultados do processamento, as diferenças entre a posição computada e a posição real de cada CP são relatadas, juntamente com algumas estatísticas. Se essas diferenças estiverem dentro das tolerâncias definidas por um usuário, o resultado da orientação poderá ser considerado preciso.

A Sociedade Americana de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto (ASPRS) estabelece padrões de precisão posicional de dados digitais que a equipe de desenvolvimento do software Leica Infinity usou como diretrizes na construção do relatório para mostrar e avaliar a precisão dos resultados.

figura 1 artigo drones 600x143 Processamento de imagem Infinity UAV: ​​Resultados precisos e confiáveis

Exemplo de pontos de verificação no relatório de orientação da imagem. É fácil notar os valores que não atendem às tolerâncias definidas.

Nuvem de pontos densas e aprimorada: todas as informações de que você precisa

Depois que o usuário avaliar a primeira etapa, é um processo fácil gerar a Dense Point Cloud (DPC). As ferramentas para facilitar a análise e conscientização do usuário para confiar na qualidade da nuvem de pontos também estão disponíveis.

O Infinity fornece uma nuvem de pontos que é aprimorada, pois cada um dos pontos também carrega uma informação de qualidade absoluta. Isso fornece aos usuários a capacidade de definir um valor para a precisão que é usada para o resultado da saída da nuvem de pontos.

Com base em um limiar de filtragem simples que corresponde ao valor de precisão absoluta, você pode definir os valores de acordo com as necessidades específicas. Um usuário pode facilmente apertar ou relaxar a precisão do filtro de nuvem de pontos, para obter uma nuvem de pontos mais precisa ou mais completa. Isso pode ser feito em poucos segundos e sem precisar reprocessar as imagens. Isso significa que os usuários podem experimentar vários limites de filtragem e manter aquele que atende aos requisitos do projeto. Este é um grande benefício, pois economiza muito tempo.

Completando a confiança: totalmente integrado

Um fator mais importante a ser considerado é que o Infinity integra o processamento de imagens UAV com todas as ferramentas de medida de pesquisa existentes. Para ter total confiança nos dados de uma pessoa, é fácil combinar observações da Estação Total ou pontos medidos com GNSS, mesmo para GCPs e CPs. Essa combinação de sensores com processamento de UAV é outra maneira de os usuários saberem que seus dados são precisos e confiáveis. Isso faz com que os usuários aproveitem o trabalho com sensores complementares e projetem dados em um único software.

Resumo

Para criar confiança nos dados do UAV, você precisa de ferramentas fáceis de usar e confiáveis ​​para avaliar a qualidade da orientação e a nuvem de pontos densa. A Leica Geosystems fornece todos os meios para ajudar a avaliar a qualidade dos resultados finais e construir a confiança de que eles estão em conformidade com os requisitos do projeto e os usuários podem confiar neles.

Leia mais sobre o software de topografia Leica Infinity aqui: https://leica-geosystems.com/products/gnss-systems/software/leica-infinity.

A solução Leica Aibot UAV tem um fluxo de trabalho integrado com o Infinity, você pode encontrar mais informações aqui: https://leica-geosystems.com/products/uav-systems.

Traduzido de blog.hexagongeosystems.com/can-you-trust-your-uav-data
Criado por Anargyros Martyridis – Engenheiro de Aplicação, Leica Infinity