Conteúdo Patrocinado

Um dos maiores perigos de saúde e segurança que os trabalhadores do setor de serviços públicos enfrentam quando trabalham abaixo do solo é o contato acidental com cabos elétricos, água ou gasodutos.

Sem as preparações corretas, esses acidentes de trabalho podem ocorrer com regularidade alarmante e podem resultar em ferimentos graves ou até mesmo morte.

Algumas cidades estão crescendo em um ritmo alucinante, contando com redes de utilidades maiores e mais complexas para ajudar a estimular seu rápido crescimento. Por outro lado, cidades menores lutam para manter a infraestrutura existente ou encontrar espaço para novas instalações.

Para manter os serviços vitais em operação, os programas de reparos e modernização devem realizar grandes obras na rua e escavar buracos para alcançar as redes públicas enterradas. Executar qualquer escavação inevitavelmente terá trabalhadores do local perto de serviços públicos subterrâneos.

Identificar a localização exata de todas as instalações enterradas antes e durante qualquer processo de escavação é um passo crítico de precaução.

Práticas de trabalho seguras

Numerosas paralisações ocorrem todos os anos, expondo os trabalhadores a riscos mortais. A questão é disruptiva, perigosa e dispendiosa: grandes somas de dinheiro podem ser gastas para corrigir os danos causados ​​por uma escavação mal executada. E no mínimo, incidentes dessa natureza – incluindo impactos em tubulações de água não detectadas – causam atrasos e impactos nos serviços para os clientes. Muitos acidentes nesta área ocorrem quando as equipes não seguem práticas de trabalho seguras, não analisam os planos de serviços públicos ou não usam equipamentos de detecção apropriados.

Vários padrões governamentais foram desenvolvidos para melhorar a qualidade dos dados de utilidade e reduzir o risco de um acidente de trabalho, incluindo:
• Banco de dados com registro das utilidades existentes
• Reconhecimento do local para validar registros existentes
• Levantamento utilizando equipamentos de detecção para determinar a posição de utilidades enterradas
• Verifique a localização das utilidades durante a escavação

Acidentes são causadas por não seguir uma ou mais dessas etapas. Para evitar que isso aconteça, incentivamos você a seguir estas cinco recomendações:

1 – Preparação

Evitar acidentes exige melhor preparação antes do início do trabalho no local. Esta preparação inclui o estabelecimento do melhor mapeamento possível da área de escavação. Além disso, todas as equipes de escavação precisam realizar uma pesquisa de banco de dados existente agrupando os registros existentes fornecidos pelos proprietários e operadores nos utilitários.

No entanto, você nunca deve confiar nos planos de serviços como a única fonte de informações. Sempre realize uma pesquisa geofísica no local para verificar os registros.

2 – Verificação do site

Um reconhecimento físico do local deve ser concluído para verificar os registros de utilidade e avaliar se há inconsistências ou conflitos.

3 – Evitando paralização de serviços públicos

Antes da escavação, uma pesquisa geofísica deve ser comissionada para detectar, identificar e verificar a localização de todas as utilidades. Uma técnica comum para pesquisar utilitários é a utilização de um localizador eletromagnético (EML). Com um EML ou localizador de cabos (Leica DDSMART), um inspetor pode detectar e rastrear a utilidade usando os campos magnéticos. Esse processo é chamado de localização passiva.

A localização de cabos elétricos usando um localizador de cabos por si só permitirá que o operador detecte utilidades com corrente contínua. Para detectar todos os serviços, um transmissor de sinais (Leica DA) deve ser usado com o localizador. Esta pequena unidade portátil induz um sinal artificial específico a um cabo ou tubo, que pode ser rastreado pelo localizador de cabos. Esse processo é chamado de localização ativa. Ao realizar esse segundo processo, a maioria das concessionárias enterradas pode ser localizada, reduzindo assim os acidentes com serviços em 45%.

4 -Verifique a localização dos utilitários enterrados

Ao realizar uma escavação, os serviços públicos enterrados podem passar pelo local de trabalho. Quando um utilitário está localizado dentro da área de escavação, buracos de teste podem ser cavados para expor cuidadosamente e marcar sua posição.

Comumente, apenas os localizadores de cabos são emitidos para as equipes de campo, enquanto os transmissores de sinais são classificados como uma peça extra de equipamento, geralmente deixados na parte de trás das vans e não usados.

A tecnologia construída dentro dos localizadores de cabos Leica DDSMART pode registrar a atividade dos instrumentos. O instrumento grava o transmissor de sinal durante a pesquisa, permitindo que os dados sejam analisados ​​através do software Leica DX Shield para determinar se as diretrizes recomendadas são seguidas e para avaliar os requisitos de
treinamento da equipe.

5 – Importância de treinar sua equipe

A falta de treinamento produz riscos adicionais de alto nível para as equipes de escavação. Frequentemente, acidentes de serviços são causadas por operadores que não receberam treinamento adequado.

Na Leica Geosystems, levamos o treinamento muito a sério, e oferecemos uma gama de programas de treinamento para ensinar aos operadores os métodos corretos para localizar serviços públicos subterrâneos. Com o Leica Detection Campus, oferecemos uma visão completa do nosso extenso portfólio de soluções de detecção.

Traduzido de http://blog.hexagongeosystems.com/how-to-reduce-utility-strikes