Instituto está confirmado com estande e palestras no MundoGEO Connect, que acontece de 25 a 27 de junho na capital paulista

atlas digital do brasil versao 2019 300x242 IBGE lança versão 2019 do Atlas Nacional Digital do BrasilO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou hoje (29/05) a versão atualizada do Atlas Nacional Digital do Brasil, incorporando em seus mapas dados mais recentes disponibilizados pelo próprio instituto e por outros órgãos e instituições. A edição de 2019 traz novas versões de 19 pranchas das seções “Sociedade e economia” e “Redes Geográficas”.

Esta atualização traz novas versões de mapas sobre o Ensino Superior do Brasil, com informações divulgadas pelo INEP através do Censo da Educação Superior 2017. Foram atualizados, também, mapas sobre o espaço geoeconômico e o espaço rural brasileiro, com dados das pesquisas agropecuárias do IBGE de 2017, do Produto Interno Bruto dos Municípios de 2016, do Cadastro Geral de Empresas de 2016 e da Pesquisa de Estoques do segundo semestre de 2017.

A publicação incorpora as informações contidas no Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, publicado em 2010. O Atlas é organizado em torno de quatro grandes questões: “O Brasil no mundo”, “Território e meio ambiente”, “Sociedade e economia” e “Redes geográficas”.

Além das versões em PDF, todos os mapas estão disponibilizados também em versões digitais na Plataforma Geográfica Interativa, onde o usuário pode construir seu próprio mapa de acordo com suas necessidades, além de acessar os todos os dados base.

Com essa publicação, o IBGE possibilita um novo cruzamento de dados estatísticos e feições geográficas, o que facilita o entendimento da diversidade demográfica, social, econômica, ambiental e cultural do território brasileiro.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Marque na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Instagram Imagem Post B3 300x300 IBGE lança versão 2019 do Atlas Nacional Digital do BrasilOs conteúdos dos cursos, palestras e debates foram formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação