Principal mapa digital da cidade de São Paulo participa da 9ª edição do evento MundoGEO Connect e 5º edição da DroneShow. Maratona de desenvolvimento estimula novas aplicações e melhorar a prestação de serviços aos cidadãos. Conheça os projetos finalistas

hackatona geosampa 400x274 Prefeitura de São Paulo e MundoGEO anunciam finalistas da Hackatona GeoSampaA Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), convidou hackers, desenvolvedores, gestores públicos, estudantes, entre outros a elaborar soluções tecnológicas a partir dos dados do GeoSampa. A inovação deveria facilitar e qualificar a vida dos cidadãos de São Paulo.

O concurso Hackatona GeoSampa 2019, parceria entre o Município e MundoGEO – portal especializado em geolocalização e drones, com apoio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) – vai premiar os três melhores projetos na feira MundoGEO Connect2019 que acontecerá de 25 a 27 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca.

Na Hackatona poderiam ser produzidos sites, aplicativos de celular, gráficos interativos e novos softwares e, ao final, a aplicação desenvolvida será entregue para uso gratuito da população.

Finalistas

Conheça os projetos finalistas (em ordem alfabética):

• Descobrindo e mapeando a diversidade tipomórfica em São Paulo: em busca da inteligência coletiva na cidade espontânea por intermédio do ‘BigData’ disponibilizado pelo GeoSampa
Fernando Gomes – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

• Modelo de distribuição de arquivos estáticos do GeoSampa
Thomas Len Yuba – São Paulo Urbanismo

• Rios DesCobertos – O resgate das águas da cidade
Alexandre Sahade Goncalves – Estúdio Laborg

Os contemplados vão apresentar suas propostas ao público e à comissão durante o evento Hacktatona GeoSampa 2019, a ser realizado em 27 de junho, durante a feira MundoGEO Connect 2019, no Centro de Convenções Frei Caneca. A Hackatona GeoSampa vai premiar os três melhores projetos com cursos, mentoria, entre outras premiações que serão divulgadas oportunamente.

O Desafio

Durante o período de elaboração dos projetos, entre 27 de março e 13 de maio, os participantes receberam mentorias via webconferências. Finalizados, os projetos foram encaminhados à comissão julgadora, composta por profissionais de reconhecida atuação em dados geoespaciais, gestão urbana e tecnologia, contendo descrição dos materiais e métodos utilizados, bem como o objetivo da solução proposta.

As propostas foram avaliadas em cinco quesitos: interesse público, usabilidade, criatividade, sustentabilidade e qualidade técnica.

No primeiro critério foi analisada a contribuição da solução desenvolvida para melhoria da prestação de serviço público; em usabilidade, a facilidade e até mesmo a possibilidade da população contribuir com o serviço; em criatividade, se o projeto apresentou solução inovadora; em sustentabilidade, o potencial de continuidade do projeto, e por fim na qualidade técnica, o nível de conhecimento e embasamento técnico utilizado para desenvolvimento da solução.

Saiba mais sobre o GeoSampa

Principal mapa digital da cidade em formato aberto, o GeoSampa busca fortalecer a transparência do poder público – uma das diretrizes do Plano Diretor Estratégico.

Seu conteúdo é constantemente atualizado pelas secretarias responsáveis, entre elas Saúde, Habitação, Assistência Social, Educação, Transportes, Cultura, Verde, Segurança Urbana, Fazenda, Esporte, Urbanismo e Licenciamento.

A plataforma oferece diversos tipos de informações ao usuário, como localização de bibliotecas, museus e teatros, além de escolas públicas, equipamentos de saúde, terminais de ônibus e parques.

Trata-se de uma ferramenta multifuncional, onde também é possível verificar a área do rodízio municipal, locais de risco geológico e fotos aéreas antigas.

Lançado em 8 de dezembro de 2015, o GeoSampa permanece como referência em dados geoespaciais de São Paulo, tanto que em 2018 alcançou 1,3 milhão de acessos, número 40% maior do que o registrado no anterior.

Confira a programação completa da participação do Geosampa no MundoGEO#Connect2019:

agenda geosampa Prefeitura de São Paulo e MundoGEO anunciam finalistas da Hackatona GeoSampa

Geo e Drones na Indústria 4.0

Marque na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Instagram Imagem Post B1 300x300 Prefeitura de São Paulo e MundoGEO anunciam finalistas da Hackatona GeoSampaOs conteúdos dos cursos, palestras e debates foram formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Fonte: MundoGEO Connect