Atendendo a pedidos, o Instituto GEOeduc anuncia que estão abertas as inscrições para o curso de QGIS básico para mapeamento temático. O treinamento será presencial e acontecerá entre os dias 28 e 29 de junho de 2019 em São Paulo (SP), logo após o MundoGEO Connect 2019

Por que você deveria considerar uma capacitação como essa do curso de QGIS básico para mapeamento temático?

Caso não conheça, o QGIS é um dos softwares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) mais utilizados no mundo. Seu destaque está na interface amigável, contar com ferramentas e rotinas poderosas de geoprocessamento e por ser um programa totalmente open source.

Na área de mapeamento temático seu destaque é ainda maior e possibilita a criação de produtos cartográficos de altíssimo nível. Atualmente, através do QGIS, profissionais de diversas áreas, em diversos cantos do mundo, criam mapas incríveis aplicados a estudos ambientais, de engenharia, urbanísticos, agricultura, saúde, mineração e projetos que demandam análises espaciais complexas.

Curso de QGIS do GEOeduc

O curso de QGIS para mapeamento temático utilizará a versão 3.6.3, a mais recente disponível ao usuário. Sua ementa divide-se em grandes tópicos que serão detalhados para que o aluno possa aprender da melhor forma todos os aspectos teóricos e práticos envolvidos.

Ao longo de dois dias (16 horas), serão abordados os conceitos de SIG, tipos de dados espaciais, formas de realizar consultas espaciais, álgebra e projeção de mapas, melhores práticas para classificação e simbologia, principais ferramentas de geoprocessamento e, por fim, um módulo exclusivo para elaboração de mapas temáticos de forma profissional.

Além disso, os alunos contarão com materiais complementares sobre os principais plugins para otimização operacional, como criar e editar informações geográficas, acessar dados remotos de portais oficiais e como trabalhar com geocodificação de endereços.

Características do treinamento:
• Turma exclusiva com no máximo 18 participantes
• Oportunidade para fazer networking e trocar experiências com alunos e professor
• Esclarecimento de dúvidas
• Professor com ampla experiência na área
• Aulas práticas com a versão mais recente do QGIS
• Certificado emitido pela maior instituição de cursos EAD e presenciais na área de Geotecnologias

Para garantir sua vaga nesse treinamento presencial do GEOeduc, ou para saber mais sobre a ementa, conteúdo programático, a quem se destina e o currículo do especialista, confira a página do curso.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Está chegando a hora! Acontecem de 25 a 27 de junho em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates foram formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação