Veja a programação do painel de palestras e garanta sua vaga

precipitacaoPesquisadores do INPE, da UFG e UFMG participam do evento MundoGEO Connect 2019 para apresentar os resultados do projeto Sistemas de Prevenção de Incêndios florestais e Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado Brasileiro (Monitoramento Cerrado) e de outros projetos executados pelo INPE no Programa de Monitoramento da Amazônia e demais biomas.

O projeto Monitoramento Cerrado faz parte do Plano de Investimento Brasileiro (BIP) no âmbito do Programa de Investimento Florestal (FIP), gerido pelo Banco Mundial, sob responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), executado pelo INPE em parceria com a UFG e UFMG. O projeto tem como triplo objetivo fortalecer a capacidade institucional do Brasil para o monitoramento do desmatamento, disponibilizar informações sobre riscos de incêndios florestais e contribuir para as estimativas de cálculos de emissão de GEE oriunda do desmatamento e das queimadas no Cerrado.

Os sistemas PRODES e DETER para o Cerrado estão sendo implementados de forma similar ao que tem sido feito pelo INPE para a Amazônia desde 1988. E para os demais biomas, o INPE e a FUNCATE estão implementando o projeto Monitoramento Ambiental dos Biomas Brasileiros por Satélites (Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal), com apoio financeiro do Fundo Amazônia, gerido pelo BNDES.

As tecnologias e sistemas desenvolvidos nos projetos serão apresentados no estande da feira e também no painel de palestras do dia 26/06, a partir das 14h. No painel, destacam-se as presenças do Dr. Ricardo Galvão, Diretor do INPE, o Coordenador-Geral de Biomas do MCTIC, Dr. Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira, representando o Sr. secretário Marcelo Marcos Morales da Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas (SEFAE) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e a Especialista Ambiental do Banco Mundial, Dra. Bernadete Lange.

evento do inpe no mundogeo

Veja a programação do painel de palestras:

14h às 14h30 – Abertura
– Luiz Henrique M. do Canto Pereira (Coordenador-Geral de Biomas/MCTIC)
– Ricardo Galvão (Diretor do INPE)
– Bernadete Lange (Especialista Ambiental Sênior do Banco Mundial)
– Leila Fonseca (Pesquisadora do INPE)

14h30 às 16h10 – Painel 1: Monitoramento da cobertura vegetal dos biomas
– Monitoramento Ambiental dos Biomas: importância, estratégias e metodologias. Claudio Almeida (Coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia e demais Biomas do INPE)
– Desafios no Mapeamento da Cobertura Vegetal do Cerrado. Dalton Valeriano (Pesquisador do INPE)
– Estratégias de Validação e Análise dos dados PRODES Cerrado. Laerte Guimarães (Pesquisador da UFG)
– TerraAmazon e TerraBrasilis: tecnologias para produção e disseminação dos dados. Karine Reis (Pesquisadora do INPE)
Mediação: Tasso Azevedo (Coordenador do MapBiomas)

16h10 às 16h30 – Intervalo

16h30 às 17h40 – Painel 2: Prevenção de Risco de Incêndios Florestais e Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa
– Uso de drones para Validação de Dados de Queimadas. Fabiano Morelli (Pesquisador do INPE)
– Modelando o Fogo no Cerrado: dinâmica da biomassa e espalhamento do fogo. Ubirajara Oliveira (Pesquisador da UFMG)
– Uma Ferramenta de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa por Mudanças de Uso da Terra. Talita Oliveira Assis (Pesquisadora do INPE)
Mediação: Alberto Setzer (Coordenador do Programa Queimadas do INPE)

17h40 às17h50 – Encerramento

18h às 19h – Coquetel

Esta atividade tem acesso livre para inscritos nas atividades (cursos, seminários e fórum) e/ou na feira.

Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0

Instagram-Imagem-Post-B3Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Veja a programação completa e garanta sua vaga! Confira o vídeo oficial com os destaques da última edição do evento:

Fonte: MundoGEO Connect