A coleta de dados em campo e fotografias aéreas por meio de voos com drones é uma etapa fundamental para geração de mapas com qualidade

É necessário repensar o modelo de planejamento urbano do Brasil, e do mundo. Vivemos um contexto de profunda transformação na relação entre os agentes públicos e os cidadãos.

Sugere-se uma nova maneira de pensar e agir na gestão municipal, priorizando a integração das ações por objetivos múltiplos, sendo necessário adaptar conceitos e práticas do Design Think e experiência do usuário nos serviços e projetos executado pela prefeitura.

Nessa quinta-feira (27/6) no período da manhã será realizado o Seminário Geo & Drones para Cidades Inteligentes, dentro da programação do MundoGEO Connect e DroneShow 2019, que acontecem de 25 a 27 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

O seminário apresentará casos de sucesso, resultados alcançados, aplicações e soluções que utilizam geotecnologias e drones, integrados ao contexto das Smart Cities e da Indústria 4.0. O potencial das soluções inteligentes afeta as mais diversas áreas das cidades: arrecadação, desastres naturais, coleta de lixo, controle semafórico, transporte coletivo, gerenciamento de crises, uso do solo, cadastro técnico, trânsito e mobilidade, meio ambiente e desastres naturais, dentre outros. Outro ponto essencial para o sucesso das Smart Cities são os desafios institucionais, que vão desde a obtenção de recursos e a integração das diferentes secretarias e esferas de governo até a discussão da melhor estratégia de implantação.

Programação do seminário:

cursos-e-seminario-sobre-cidades-inteligentes8h30 às 9h30 – Roteiro para implantação do conceito de Cidades Inteligentes para prefeituras de pequeno e médio porte
– Julio Ribeiro – CEO do Instituto GEOeduc

9h30 às 10h – Transformação Digital e o uso da Inteligência Geográfica na Gestão Pública: Caso de Mandaguaçu (PR)
– João Renato Antoniazi – Diretor da. Divisão de Geoprocessamento, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Mandaguaçu

10h às 10h30 – Integrando espaços e informações para gestão eficiente – Caso da Prefeitura de Guarapuava (PR)
– Monica Rodrigues Brisolla Rubio – Engenheira Cartógrafa da Diretoria do Centro de Planejamento Urbano da Prefeitura Municipal de Guarapuava

10h30 às 10h50 – Intervalo

10h50 às 11h10 – Monitoramento sistemático para fiscalização e geração de analítics para tomada de decisão – Case: Prefeitura de São José dos Campos (SP)
– Maiara Resende – Área de Geoprocessamento da Prefeitura de São José dos Campos

11h10 às 11h30 – O drone como ferramenta de inclusão social: um estudo de caso em ocupação popular no município de Belo Horizonte (MG)
– Thaísa Santos Faria – Superintendência de Geoprocessamento Corporativo da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel)

11h30 às 12h30 – Relações e benefícios das cidades com o SINTER
– Karla Borges – Superintendente de Geoprocessamento Corporativo da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel)
– Clovis Peres – Coordenador-geral de Gestão de Cadastro da Receita Federal
– Marco Breves – Gerente nacional do Sinter na Receita Federal
– Jose Renato Alves Gomes – Cadastros Urbanos – Receita Federal

O mediador será Julio Ribeiro, do GEOeduc. Graduação e Mestrado em Geografia (Tratamento da Informação Espacial). Experiências profissionais nos campos da licenciatura, bacharelado e empreendedorismo. Atualmente é CEO do Grupo HUBSE, sendo este responsável pelo Instituto GEOeduc e execução dos treinamentos da AcademiaGIS Imagem (Esri BR). Foi o fundador/presidente da APROGEO-MG. Já atuou como docente nas universidades UniBH, UNA e PUCMinas, nos cursos de Geografia, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, Mineração e Relações Internacionais. Atualmente é Professor do IBEC (Instituto Brasileiro de Educação Continuada). Possui experiências como coordenador do Curso de Geografia e Diretor do Instituto de Engenharia e Tecnologia do Uni-BH. Experiência como gerente de Marketing da linha de Conteúdo Geográfico da IMAGEM/ESRI (Soluções de Inteligência Geográfica). Atua nas áreas de tendências tecnológicas e práticas inovadoras de ensino. Principais áreas de interesse: Tendências Tecnológicas, Educação, Geomarketing, Análises espaciais e Smart Cities.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Fonte: MundoGEO Connect