A coleta de dados em campo e fotografias aéreas por meio de voos com drones é uma etapa fundamental para geração de mapas com qualidade

Hoje, existem diversos equipamentos, sensores e softwares disponíveis para mapeamento e topografia com drones. Mas qual escolher? Como realizar os voos e a coleta de pontos de apoio de modo a garantir a excelência no levantamento? Quais aplicações podem se aproveitar da tecnologia dos drones?

Nessa quinta-feira (27/6) no período da manhã será realizado o Seminário: Geo & Drones no Mapeamento e Cadastro, dentro da programação do MundoGEO Connect e DroneShow 2019, que acontecem de 25 a 27 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Este Seminário mostrará resultados de mapeamentos e cadastramento para vários fins usando diversas metodologias e formas de coleta de dados da superfície terrestre.

Os conteúdos apresentarão as atuais tecnologias utilizadas no sensoriamento remoto orbital, aerolevantamentos, mapeamento móvel, drones e suas várias formas de pós processamento dos dados.

mapeamento-com-drones-para-meio-ambienteProgramação do seminário:

8h30 às 9h30 – Plataformas aéreas, terrestres e móveis de coleta de informações para mapeamento e cadastro
– Régis Bueno – Diretor da Geovector

9h30 às 9h50 – Aplicações e Vantagens do Georadar na Engenharia
– Arthur Paiva – Engenheiro Cartógrafo – GeoPaiva

9h50 às 10h10 – Geoinformação e Inteligência de Dados a Serviço da Recuperação de Perdas Comerciais de Água
– Guilherme Gandra Franco e Mariana Nahas – NMC Projetos e Consultoria

10h10 às 10:30 – Uso de câmeras anguladas e wide-angle embarcadas em drones para modelagem 3D
– Luiz Dalbello – Santiago & Cintra Geotecnologias

10h30 às 10h50 – Intervalo

10h50 às 11h20 – Drones e Geo na Revolução Industrial 4.0: Desafios e Oportunidades
– Simone Sato – UFPE / Emanuele Traversari – Consultor

11h20 às 11h50 – Avaliação da Acurácia de Posicionamento GNSS PPP-RTK para Certificação de Imóveis Rurais junto ao Incra
– Niel Nascimento Teixeira – Professor e Pesquisador Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

11h50 às 12h30 – Especificações e resultados do uso de drones no Georreferenciamento de imóveis rurais
– Vitor Barros – Engenheiro Cartógrafo – Xmobots

O mediador será Régis Bueno, da Geovector. Doutor (2007) e Mestre (1995) em Engenharia – programa de Engenharia de Transportes – pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP, onde desenvolveu pesquisas na área de Geodésia por satélite (GNSS) e monitoração de estruturas. Graduado em Engenharia de Agrimensura em 1987 pela Faculdade de Engenharia de Agrimensura de Pirassununga. Exerceu atividades de ensino na EPUSP, na Universidade Católica de Santos – UNISANTOS e na UNIP. Desenvolve suas atividades profissionais como proprietário da empresa GEOVECTOR Engenharia Geomática, a qual constituiu no ano de 1999. Membro do CE-02:133.17 – Comissão de Estudo de Serviços Topográficos da ABNT/CB-02 – Comitê Brasileiro de Construção Civil – Cobracon desde 1994. Membro GT Técnico para elaborar o Manual de Engenharia para o Cadastro Rural e Urbano do Brasil (Manual Operacional de Engenharia do Sinter). Além da monitoração de estruturas suas atividades de pesquisa e soluções abrangem também o cadastro imobiliário, o geoprocessamento e a regularização fundiária.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Fonte: MundoGEO Connect