O maior evento de geotecnologia e drones da América Latina reconheceu os melhores projetos do setor através do Prêmio MundoGEO Connect e DroneShow 2019. Conheça os ganhadores

trofeus do premio mundogeo e droneshow 2019Um dos pontos altos do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 aconteceu na noite de 26 de junho passado no 5º andar do Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista: a cerimônia de premiação aos melhores do ano dos setores de geotecnologias e drones.

O Prêmio é realizado desde 2011, reconhecendo profissionais e instituições que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento dos mercados de geo e drones.

Além da votação online, foram reconhecidos também os melhores projetos enviados para os seminários, que foram selecionados pela equipe interna da MundoGEO, formada por Engenheiros Cartógrafos e Geógrafos.

Conheça em detalhes o projeto ganhador da categoria Geo & Drones no Mapeamento e Cadastro:

Geoinformação e Inteligência de Dados a Serviço da Recuperação de Perdas Comerciais de Água

Autores: Guilherme Gandra Franco e Mariana Nahas (NMC)

Palavras-chave: Cadastro, Saneamento Básico, Água, Drones, Geoestatística, Estatística Espacial, Perdas de Água.

Desafio: Identificação de perdas de água nos sistemas de saneamento básico urbano, sejam eles reais – ocasionado por vazamentos – ou aparentes – ocasionado por erros na instrumentação, medição e furtos – são vistos como um problema para nossa sociedade e um grande desafio para as companhias públicas ou privadas, em vista da eminência da escassez deste recurso hídrico em todo o Brasil. Em face desta demanda as mobilizações e discussões nas esferas políticas e empresariais estão cada vez mais em voga, principalmente acerca de buscas de soluções para reduzir estas perdas. Segundo a Trata Brasil, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, nos últimos anos o índice médio de perdas totais no país apresentou expressivos 38,5% de todo o volume de água distribuído. Os impactos negativos vão desde a capacidade de mensuração do nível de eficiência das prestadoras de serviço de abastecimento de água quanto no desperdício de um recurso natural escasso. Em busca de desenvolver soluções técnicas.

Solução: A aplicação de tecnologias de sensoriamento remoto subsidiadas por Drones forneceram imagens de alta resolução, com Ground Sample Distance (GSD) inferior a 8 centímetros, que possibilitou a identificação com um maior nível de detalhamento, edificações urbanas e suas respectivas características, como a presença de piscinas, áreas verdes, padrão da construção, limites e até a presença de poços de captação de água. Este último, demanda regulamentação pela secretaria de meio ambiente do estado de Minas Gerais, através da lei 13.199, de 29 de janeiro de 1999 intitulada Política de Recursos Hídricos. A companhia de saneamento possuía uma base tabular contendo nome de cada cliente, matrícula, endereço e consumo de água mensal em m³. Não havia nenhuma espacialização deste dado, por isso, cada cliente foi geocodificado, absorvendo uma coordenada X e Y, através no nome e número do logradouro e transformado em arquivo shapefile de ponto.

Resultados: Após a identificação candidatos à ocorrência de perdas comerciais, por meio de métodos de análise estatística, a concessionária informou aos leituristas que fizessem a verificação in loco das condições de fornecimento de água, incluindo situações passíveis de furto, roubo ou vazamentos. Deste modo, foi possível realizar conferência em campo não censitária das situações cadastrais e de fornecimento de água. Esse processo reduziu significativamente os custos do trabalho de campo direcionado à redução das perdas comerciais. Os dados também foram publicados em ambiente SIGWeb para que os responsáveis pelo gerenciamento da companhia pudessem identificar nas bases cartográficas onde seriam os maiores focos de atuação das equipes de campo, dinamizando a interação entre os operadores e a realidade mapeada no município.

Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0

Os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019 aconteceram de 25 a 27 de junho em São Paulo, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:

Imagem: Divulgação