AHE SANTO ANTONIO fica no rio Madeira, próximo a cidade de Porto Velho, irá gerar quando ficar pronta cerca de 3150MW, o rio Madeira é um rio imenso, de uma margem a outra em alguns trechos chegam a 1 km, é um rio que carreia sedimentos e responsável por 80% destes no rio Amazonas.

Quem já foi a floresta Amazonica não esquece, fui a Porto Velho quatro vezes e gostaria se permitirem fazer algumas observações sobre estas viagens, a primeira foi para apresentar no estudo de viabilidade do meio ambiente, o Sistema de Informação Geográfica que seria feito para as instiuições que iriam geram dados primários nas área de influência, aliás área de influencia já foi tema de um outro post meu, relacionado a UHE ITAPEBI.

Este trabalho foi conduzido pela LEME ENGENHARIA, reponsável pela formatação do Estudo de Viabilidade de Santo Antonio, foi determinada a área de influência direta e Indireta do empreendimento  no rio Madeira, pelas dimensões do Madeira, determinou-se a influencia da bacia onde se encontra o  empreedimento, então estas áreas foram apresentadas neste seminário aos cientistas e pesquisadores envolvidos no empreendimento, dentre eles posso citar UNIR, Museo Emílio Goeldi, INPA e outras pesquisadores.

A segunda viagem foi para consolidar o mapa de sócioeconomia realizado pela UNIR, nesta segunda viagem tive a honra de conhecer o museo da estrada de ferro da Madeira-Mamoré, neste museo estava filmando as peças das locomotivas, quando fui abordado por um menino, que me perguntou da onde o Sr. Veio? Falei para ele, que tinha vindo do Rio de Janeiro, ele me disse : Mas porque o Sr. Veio aqui tão longe? Disse para ele que estavamos na frente da história do Brasil que aqueles papéis e equipamentos eram importantes para conhecer a nossa história.Não valorizamos nosso passado e nossos tesouros. A estrada de ferro estava parada e em breve deve voltar a funcionar, pois é uma das ações de mitigação dos impactos da Usina.

A terceira vez fui com o arqueólogo Marcelo Gatti, para encontrar os restos do hospital dos ingleses, através de um mapa antigo, encontramos as sapatas das estruturas do hospital , me senti um verdadeiro Indiana Jones, como criança encontrando algo desaparecido a anos.

A quarta vez fui a UHE JIRAU e fui conhecer cachoeira de Abunã, em Abunã 100% da população já pegou malária, algumas medidas básicas de saúde poderiam melhorar este problema e também estavam previstas no plano da construção das usinas.

A usina de Santo Antonio será diferente das usinas normalmente feitas, pois trabalhará a fio d’agua, ou seja praticamente não haverá formação de lago, o rio madeira tem uma grande vazão e essa força produzirá energia através de turbinas tipo bulbo.

Porto Velho é uma grande cidade, espero que os empreendimentos sejam propulsores do desenvolvimento sustentável e não prejudiquem o rio madeira.

O que vocês acham, os empreendimentos serão bons para Porto Velho?

Deixe seu comentário….

 Para saber +:

Santo Antonio Energia
www.madeiraenergia.com.br