Falaremos sobre três representações espaciais dos reservatórios uma se chama Cota de Desapropriação, Cota Máxima do reservatório e Cota Maximorum.

A cota máxima é a representação altimétrica no terreno do limite do reservatório na produção máxima da usina, ou seja, no máximo que a água irá chegar para produção do máximo de energia na usina hidrelétrica, ao se aproximar dessa cota, geralmente o vertedouro, uma estrutura na barragem que permite a passagem da água fica aberto até a regularização da cota.

A cota de Desapropriação é a representação do limite entre o que é  indenizável pelo enchimento do reservatório, ela  está acima da cota máxima, geralmente é chamada de cota de segurança.
 
A cota Maximimorum é a representação no terreno até onde poderia ir se o reservatório estivesse na cota máxima e houvesse uma cheia que acontece de mil em mil anos,  a água chegaria até este lugar no terreno, ou seja, por isso a margem de segurança nos reservatório é muito grande, a possibilidade de inundações próximas a reservatórios é muito pequena.

Por isso boa parte das margens dos nossos reservatórios ficam longe da propriedade dos confrontantes (vizinhos), o que facilita ocupações irregulares como piers. Isso vale uma observação que é altamente discutida, como melhor usar os potenciais dos reservatórios, como permitir  que os vizinhos um uso adequado e sustentável, não vejo as empresas do setor interessadas nesse sentido,  é preferível multar do que educar.

Outra representação é a Área de preservação permanente, está área é 100 metros nas áreas rurais a partir da cota máxima que varia de reservatório para reservatório, e 30 metros em áreas urbanas conforme determinação Municipal, geralmente Plano Diretor contempla esta informação, vem sendo cada vez mais usada como limite de desapropriação, vocês concordam com isso?Sobre os assuntos, deixe o seu comentário….

PARA SABER + :
DUKE-ENERGY BRASIL – APP
www.duke-energy.com.br/mab/pop_areas.asp