Quando os computadores não existiam, as respostas para tudo estavam nas enciclopédias, para quem não sabe o que são enciclopédias, seriam livros com vários verbetes como no dicionário porem escritos de forma informativa, seria como o WINKPEDIA dos dias atuaís, porem com uma diferença, tudo que era escrito por escritores renomados por excelencia no que estavam escrevendo, por exemplo Sigmun Freud escreveu um capitulo da enciclopédia Britânica, sobre Psicanálise.

Hoje outra forma de encontrarmos uma resposta para que desejamos é colocar a pergunta em um site de busca e zap!!! encontramos respostas certas, erradas e as vezes nem encontramos. E onde que quero chegar? Quero lembrar de um mecanismo que foi abandonado e esquecido, pois saiu do papel definitivamente para o mundo digital, que são os manuais técnicos. Esse manuais eram verdadeiras apostilas e ensinavam a trabalhar com os softwares que existiam de CAD ou qualquer outro programa e eram escritos em português ou inglês técnico.

Hoje mesmos a função “Help” já não ajuda muito, pois não são tão didaticos como os antigos manuais e os comandos e em uma consulta simples resultam em inumeras respostas para a mesma pergunta.

Sou a favor da volta dos manuais impressos, a industria deve ter lucrado horrores com a retirada dos exemplares em papel e com os cursos, pois hoje somente com eles conseguimos apreender alguma coisa.

O que vocês acham? Deixem os seus comentários…

Para saber+:

BARSA
http://brasil.planetasaber.com/default.asp

ENCICLOPEDIA BRITANICA
http://www.britannica.com/