É uma satisfação iniciar blog sobre Geodireito no MundoGEO. O Geodireito, que temos a oportunidade de estudar no Instituto Geodireito (IGD), tem se tornado cada vez mais uma ferramenta interdisciplinar entre Geociências e o Direito, capaz de descortinar como o interesse público identifica as geotecnologias enquanto ferramenta imprescindível para as atividades do Estado no século XXI.
Os geocientistas, nesta realidade, precisam produzir a análise espacial com base nas ferramentas cartográficas e estatísticas. Os juristas, por sua vez, devem conceber um regime legal para adequar esta realidade a sociedade.
Ambos acabam por ganhar uma função análoga aos antigos sacerdotes egípcios, de guardiões dos segredos das ciências e de suas aplicações, pois, somente no Brasil, devem desvendar a arte de dirimir interesses entre a União, 26 Estados, o Distrito Federal e 5.565 municípios que, sobrepostos espacialmente e em suas competências, devem coexistir. E sem milagres.
Esperamos poder contribuir neste espaço para o aprofundamento destes conceitos pelo MundoGEO e pelo IGD. Sejam bem-vindos!