O Scribd é uma plataforma de compartilhamento de documentos, como livros eletrônicos (e-books), trabalhos de pesquisa, apresentações de slides, etc.. No nosso caso, colocamos três edições na íntegra das revistas InfoGEO, InfoGNSS Geomática e InfoGPS para testar a ferramenta:

 
 

 
Gostaríamos de saber o que acham desse veículo. Pessoalmente, acho meio "desajeitado", já que é uma forma de ajustar algo estático e concreto (a revista) para algo mutante e impalpável (a web).
 
O que temos nos perguntado é: qual é a verdadeira função dessa ferramenta? ela pode substituir a revista? é somente um complemento? existem outras alternativas de migrar uma revista para a web?
 
Outras revistas de geo também publicaram suas versões online em plataformas semelhantes, mais para ter um produto adicional do que para lançar algo novo ou substituir a revista.
 
Acho que uma ferramenta dessas pede um projeto editorial e gráfico totalmente diferente dos sites de notícias e das revistas, a forma de aproximar e afastar a visão deve ser mais fácil (com o scroll do mouse, por exemplo) e, principalmente, deve-se abolir o conceiro de "virar página". Afinal, para que existiriam páginas na internet?
 
Outra idéia é que a revista fosse "multidimensional", com a leitura em qualquer direção e sem padrão cronológico (mais ou menos como no filme Pulp Fiction).
 
Enfim …. até que alguém lance algo realmente inovador (ou que consigamos nós mesmos bolar a plataforma) a gente vai se virando.