Esta é para quem ainda prefere revisar projetos em papel. Quando estive em São Paulo para o lançamento da linha 2010 da Autodesk, a especialista em geotecnologias Cristina Randazzo me mostrou uma novidade que eu só tinha visto em fase de testes.

Trata-se de uma caneta que "enxerga" o que está sendo desenhado no papel e envia as informações direto para um arquivo digital. Eu algo parecido pela primeira vez em San Francisco, no início de 2008, quando conheci algumas novidades que faziam parte do laboratório de novos projetos da Autodesk.

Vou tentar explicar como funciona: a caneta Capturx  é usada em conjunto com o software Design Review e duas folhas especiais, sendo que uma tem a impressão do projeto – que será revisado – e outra a legenda para revisão.

Após abrir um projeto no Design Review e imprimir uma parte do desenho em uma das folhas, o próximo passo é usar a caneta para indicar – com um X – qual o tipo de revisão (texto, indicação de correção, etc) na folha com a legenda. Depois disso, deve-se fazer a revisão na folha impressa com o projeto.

Esse processo deve ser repetido até que todas as revisões tenham sido indicadas no papel. Depois disso, basta colocar a caneta em seu suporte, que ela lê as informações e as insere no arquivo digital. Dá para ver na hora o desenho com as indicações de revisão.

Design Review

O Autodesk Design Review 2010 é o software gratuito para visualização, revisão e anotações em arquivos CAD 2D e 3D da Autodesk. Com mais de 10 milhões de downloads em todo o mundo, o Design Review usa o formato DWF para troca de projetos por e-mail e internet.

Além da visualização de projetos 2D e 3D, o Design Review oferece proteção aos dados estratégicos de desenvolvimento e permite a inserção de comentários, medição, rotação, zoom, isolamento de elementos, corte dinâmico e suporte a georreferenciamento.

Ou seja, oferece ao usuário a possibilidade de revisar, ressaltar e rastrear alterações em projetos 2D e 3D mesmo sem o programa de criação original. Essa ferramenta gratuita integra-se a outros softwares de design e permite que equipes adotem processos de revisão e aprovação de projetos.

O Autodesk Design Review – com 42,9 MB – passou a ser gratuito em 2007 e está disponível para download em www.autodesk.com.br/designreview.