Vale a pena conhecer o Portal do Software Público Brasileiro (SPB), que tem o objetivo de facilitar a implantação de novas ferramentas nos diversos setores administrativos, promover a integração entre as unidades federativas e oferecer um conjunto de serviços públicos para a sociedade com base em softwares de código aberto.

Dentre as opções para a área de geotecnologia, estão as soluções i3GEO e o Prefeitura Livre. Para participar das comunidades, basta fazer um simples cadastro no site.

i3GEO

O i3GEO é um software para internet baseado em um conjunto de outros softwares livres, principalmente o MapServer. O foco principal é a disponibilização de dados geográficos e um conjunto de ferramentas de navegação, análises, compartilhamento e geração de mapas sob demanda.

Prefeitura Livre

O Prefeitura Livre é uma solução de gestão municipal completamente livre e com suporte comercial de uma rede de empresas especializadas. Para utilizar esse aplicativo, basta baixar o código-fonte e configurá-lo adequadamente com os diversos softwares livres que compõem a solução. O Prefeitura Livre é uma solução de gestão municipal que implementa conceitos associados ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) e ao geoprocessamento corporativo. Sendo um software livre desenvolvido sob um framework estruturado em três camadas, pode ser adaptado rapidamente a qualquer nova demanda.