Curitiba, onde vivo há exatamente 18 anos, é a única cidade da América Latina selecionada pelo estudo Centros de Sustentabilidade Global 2020, do Instituto Ethisphere, de Nova York.

A pesquisa foi realizada no ano passado para apontar as 10 cidades com maiores perspectivas de sustentabilidade, de hoje até 2020.

Foram avaliadas cidades com mais de 600 mil habitantes, nas áreas de planejamento ambiental; saúde e lazer; educação, arte e cultura; transporte e habitação; economia e negócios; legislação e transparência; comunicação; e inovação.

Figuram na lista Curitiba, Toronto, Nova York, Londres, Cingapura, Hyderabad, Cidade do Cabo, Abu Dabi, Melbourne e Frankfurt. O estudo está publicado, em inglês, no site do Instituto Ethisphere.

A pesquisa também avaliou cidades de pequeno porte, com menos de 600 mil habitantes. Nesta lista aparecem como cidades sustentáveis Copenhague, Doha, Edimburgo, Helsinque, Oslo, Portland, Reykjavik, Vitória (Canadá), Wellington e Roterdã.

O estudo cita como pontos fortes de Curitiba o transporte e a moradia acessível. Sobre o transporte eu concordo, mas na questão da moradia, pelo preço dos imóveis e dos alugueis não está tão acessível assim.