O tema do Globo Repórter de 30 de outubro foi "Veja como ter uma profissão de sucesso sem passar pela universidade". Dentre as profissões apresentadas estava o curso técnico de agrimensura, com destaque para a Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti (Etevav).

Na verdade, não é só o curso de agrimensura que está em alta, mas vários outros como por exemplo o de geomensura, sem falar nos cursos que formam tecnólogos em geoprocessamento.

Na segunda-feira posterior ao Globo Repórter sobre agrimensura, o telefone bombou aqui na MundoGEO com pessoas interessadas em cursos de agrimensura, topografia, etc.. É impressionante como a Globo ainda tem um grande poder de influência na decisão das pessoas (aqui abro parênteses para falar sobre a influência dos meios de comunicação de massa … domingo passado eu estava na feira e um comerciante comentou que se ele tivesse 50 quilos de banana teria vendido, e perguntou se havia passado algo na Globo sobre os benefícios da banana … parece que é assim mesmo que funciona … fecha parênteses).

A área de cartografia e agrimensura parece estar em alta na Globo, pois no programa do dia 13 de novembro, sobre o Cerrado, o pesquisador Nilson Ferreira, do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás, foi destaque em um dos blocos do Globo Repórter.

Nos últimos dias, muitas empresas têm entrado em contato conosco para divulgarmos vagas, para topógrafos, agrimensores, cartógrafos, analistas em geoprocessamento, etc., tanto no Brasil como em Portugal e Angola. Parece que a pior fase realmente ficou para trás e a economia voltou a crescer.