Segundo um comunicado oficial , o Departamento de Transportes do Polo Norte (NPDOT, na sigla em inglês) obteve a última versão dos mapas digitais da Navteq para assegurar que o Papai Noel tenha dados precisos para realizar as entregas na noite de Natal. De acordo com o anúncio, o NPDOT identificou os mapas da Navteq como fundamentais para o planejamento das rotas.

“Nós atualizamos o trenó do Papai Noel no ano passado, optando por um modelo com navegação, e ficamos surpresos com a economia de tempo e energia na expedição do Natal de 2008", comentou Buddy D. Elf, secretário do NPDOT. "Todos no Departamento, incluindo o Papai Noel, agora entendem perfeitamente o valor da navegação e a importância de mapas altamente precisos e confiáveis".

 


 

Parece brincadeira – e realmente é – mas este foi o assunto de um press release lançado pela Navteq no último dia 17 de dezembro. Alguns portais gringos da área de geotecnologia – que nem se deram o trabalho de checar o conteúdo da informação – acabaram copiando/colando a nota e publicaram o press release na íntegra, como se fosse uma notícia. Parabéns à Navteq pela iniciativa e pelo bom humor.

Primeiro de abril!

A Google também lança, geralmente no dia 1º de abril, algumas informações desse tipo, que acabam sendo publicadas por alguém desavisado. Uma das melhores foi o lançamento do Gmail Paper, que anunciava um serviço no qual o usuário enviava o arquivo de texto ou planilha para a Google e a companhia imprimia e entregava em casa.

Quando anunciaram o Goggles, no início eu achei que fosse uma pegadinha, mas é um projeto que está em desenvolvimento no Google Labs. Na dúvida, primeiro eu duvido e depois vou checar.