O satélite Alos foi personagem central de uma matéria exibida ontem (25) no Jornal Nacional. Com termos muito simples, como "olhos do satélite" ou "satélite cego", o JN falou diretamente ao Homer Simpson – o telespectador médio do jornal, como definiu Wiliam Bonner.

homer simpson Alos no Jornal NacionalAté o correspondente da Globo no Japão, Roberto Kovalick, foi deslocado até a Agência Espacial Japonesa (Jaxa) para mostrar uma antena de recepção do Alos.

Foi uma matéria bem longa, para o horário nobre, mostrando como o satélite está sendo usado pelo Ibama e Polícia Federal para o monitoramento da Amazônia.

Imagens gratuitas

Desde outubro de 2007 o IBGE está distribuindo imagens Alos para órgãos públicos, instituições de pesquisa e usuários não comerciais. Para usar os dados comercialmente, é preciso entrar em contato com as empresas distribuidoras do Alos no Brasil.

 

Geo em alta

As geotecnologias estão em alta nos últimos tempos na Globo. Já faz bastante tempo que a emissorra está usando o Google Earth nas transmissões jornalísticas e esportivas, que ajudam bastante na hora de definir um local no globo (sem trocadilho, por favor).

Há uns dois meses, os cursos técnicos de agrimensura foram gancho de um Globo Repórter. Na semana posterior ao programa houve uma enxurrada de telefonemas para a MundoGEO, perguntando sobre instituições que oferecem estes cursos. Aproveito para indicar a seção de cursos do Portal MundoGEO e também a seção de educação do Portal Topografia, que é bastante completa.

share save 171 16 Alos no Jornal Nacional