O Zappiens, noticiado em várias mídias como "o YouTube da pesquisa", é um serviço gratuito para distribuição de vídeos com conteúdo científico, educativo, artístico e cultural em língua portuguesa. Na verdade , o YouTube e vários similares também têm conteúdo desse tipo, como o canal da NewScientist, porém o Zappiens promete ser um espaço voltado exclusivamente para a pesquisa e o ensino.

Quem lançou o Zappiens foi o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em parceria com o Arquivo Nacional, a Universidade de São Paulo (USP), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal.

Inicialmente, os interessados encontrarão disponíveis para consulta materiais do próprio CGI.br, da USP e do Arquivo Nacional, mas aos poucos serão feitas parcerias para inclusão de vídeos de outras instituições e empresas.

Segundo um comunicado, o CGI.br identificou a necessidade da implementação de um repositório de vídeos para uso público, tanto para pesquisa como para o ensino em geral.

Entrei no site e achei bem funcional, porém um pouco lento. Para segurar a atenção das crianças e adolescentes que estão acostumados com a velocidade do YouTube, vimeo e similares, o site ainda vai ter que melhorar a questão da velocidade. Também falta a possibilidade de postar vídeos, sendo que o material é disponibilizado apenas pelas instituições que mantém o site.