Não bastasse a pendenga com o Google, agora a China mira em todo tipo de mapa online. O governo anunciou recentemente que vai implementar novas regras para mapas na web, com o objetivo de proteger informações estratégicas, como a localização de bases militares, por exemplo.

O que é mais surpreendente é a pena: de sete a dez anos de prisão. Isso se o "neogeógrafo pirata" não mostrar algum quartel chinês, o que poderia levá-lo á pena de morte com o pagamento da bala pela família do pobre analista de geoprocessamento.

Segundo Song Chaozhi, diretor do Departamento de Cartografia e Mapeamento da China, já está em curso uma investigação para detectar sites com mapas "problemáticos". De acordo com as novas normas, servidores de mapas não deverão manter registros de dados geoespaciais – em qualquer formato – dos últimos três anos. A nova regulação inclui todos os mapas baixados ou copiados da internet em telefones celulares ou computadores de mão. Até dezembro, a intenção do governo chinês é desabilitar sites ilegais ou não-registrados, além de publicar e divulgar uma "lista negra" para a população.

Parece ser um pouco tarde para isso, devido ao volume de informação que já se encontra disponível em computadores pessoais e que pode ser disponibilizado na internet por qualquer um. Estima-se que a China tenha 42 mil sites com mapas e o número cresce exponencialchinesmente. Em 2009, pelo menos 3,7 mil foram considerados "ilegais" e 200 foram fechados.

Afinal, o que a China quer esconder?