Donald Trump foi eleito o 45º presidente dos Estados Unidos, em uma vitória que desafiou pesquisas e previsões de analistas. Entenda como Trump pode impactar o setor de Geotecnologia e Drones

Como Trump pode impactarContrariando todas as previsões, o bilionário Donald Trump foi eleito na última terça (9/11) presidente dos EUA para o período 2017-2020, uma vitória muito mais dele do que do Partido Republicano, derrotando a ex-primeira dama e ex-secretária de Estado Hillary Clinton, do Partido Democrata.

Ou seja, teremos que conviver com o “jeitão Trump de ser” pelos próximos quatro anos, então é bom avaliarmos quais serão os impactos de sua eleição nos setores de Infraestrutura, Geotecnologia, Drones e afins.

De acordo com o site TechCrunch, especialistas que conhecem a fundo a plataforma de governo de Trump preveem impactos negativos da eleição do mega-empresário no mercado de tecnologia de forma geral.

“Embora Trump tenha sido vago sobre seu projeto na campanha, os indícios relatados sobre sua política econômica não são um bom presságio para os fundos de venture capital e para a comunidade tecnológica em geral”, afirma o TechCrunch.

Importação x Exportação

Segundo os especialistas, um dos principais riscos é o plano do presidente eleito de impor altas tarifas sobre os bens fabricados na China, visando promover a volta da manufatura de produtos para os Estados Unidos.

Ou seja, drones chineses, por exemplo, ficarão mais caros no mercado norte-americano, com reflexo também para empresas dos EUA que contam com peças importadas, gerando aumento nos custos dos produtos de exportação para outras partes do mundo.

Os Estados Unidos são o segundo principal parceiro comercial do Brasil, mas as empresas brasileiras que quiserem entrar no mercado norte-americano também não terão vida fácil. As exportações brasileiras podem ser prejudicadas caso o discurso do então candidato se converta na prática do agora presidente eleito Donald Trump.

Imigração e Mudanças Climáticas

Para quem pensa em fazer um intercâmbio ou trabalhar com Geotecnologias e/ou Drones nos EUA, vai ficar cada vez mais difícil entrar nesse mercado, uma vez que limitar a entrada de estrangeiros no país foi uma das grandes bandeiras de Trump.

america-latina--1736614450O discurso de Trump que questiona os impactos das mudanças globais vai de encontro aos avanços das Geotecnologias, já que para este tipo de estudo são usadas imagens de satélites, análise geográfica, coleta de dados em campo…

O posicionamento de Trump nesta área é bem claro: mais incentivo aos combustíveis fósseis, menos regulação para a indústria petrolífera e a aprovação de um duto de petróleo que passará do Canadá para os Estados Unidos, além do investimento em termelétricas a carvão. Se por um lado serão usadas menos Geotecnologias para na área de energia eólica, por exemplo, este duto tende a gerar uma grande demanda por tecnologias geoespaciais.

Impostos

O republicano prometeu cortar impostos como nenhum presidente desde Ronald Reagan. A promessa é reduzir impostos de maneira generalizada e um dos itens dessa reforma prevê que nenhuma empresa americana pague ao governo mais do que 15% de seus lucros (hoje, esse percentual máximo pode chegar a 35%). Boa notícia para quem tem parceiros comerciais nos EUA.

Ouça aqui um podcast de Luis Fernando Ayerbe, historiador especialista em políticas internacionais da Unesp em Araraquara, que analisa possíveis relações diplomáticas do governo Donald Trump com países da América Latina e Rússia.

Boas notícias…

Apesar de alguns efeitos negativos, também há notícias boas para os setores de Geotecnologia e Drones. Para o TechCrunch, a falta de supervisão regulamentar, esperada no governo Trump, deve ter impactos positivos. E também podem ser vistos como vantagem os ganhos para as empresas por meio de cortes de impostos corporativos e de acordos sobre a repatriação de ativos estrangeiros.

A ameaça de Trump de revogar o Tratado Americano do Norte (NAFTA) não depende exclusivamente do presidente, mas isso poderia beneficiar outros parceiros comerciais de México e Canadá, como o Brasil. O mesmo acontecerá caso Trump revogue o Tratado Transpacífico (TTP), assinado entre os Estados Unidos e 11 países (Cingapura, Brunei, Nova Zelândia, Chile, Estados Unidos, Austrália, Peru, Vietnã, Malásia, México, Canadá e Japão).

A promessa de Donald Trump é promover um crescimento anual de 3,5 e 4% do PIB, o que também poderá influenciar o crescimento de parceiros comerciais importantes, como o Brasil.

Trocando em miúdos, a eleição de Trump tem seus prós e contras para os setores de Geotecnologias e Drones. Se por um lado, o protecionismo americano dificultará a entrada de empresas estrangeiras e profissionais nos EUA, por outro lado abrirá oportunidades de novas alianças comerciais.

Já que os EUA são a maior economia do mundo e algumas das principais empresas de tecnologia estão no Vale do Silício, esperamos – e torcemos – para que este seja um período de estabilidade e crescimento para todos. É certo que haverá um tempo para adaptação à nova política norte-americana. Deus salve a América (e todos nós junto)…

Fonte: GEOeduc 

 

Como Trump pode impactar

Na sua opinião, como você acha que será o governo Trump e os impactos em nosso setor? Envie pra mim sua resposta que será um prazer ler e responder: eduardo@geoeduc.com.