Drones, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Smart Cities, Exploração Espacial: neste fim de semana, a pequena Pato Branco se torna a gigante da tecnologia

Ok, pode até parecer que eu esteja somente “enchendo a bola” da minha cidade natal, mas para quem está de 13 a 18 de outubro em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, vai poder ver uma mostra do que está, hoje, na fronteira da tecnologia em diversas áreas do conhecimento.

Drones, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Smart Cities, Exploração Espacial: tudo isso e mais um pouco fazem parte dos dois eventos que acontecem simultaneamente, o Inventum de 13 a 18 de outubro e a Campus Weekend nos dias 14 e 15.

Com a largada, na última sexta, Pato Branco entra de vez no mapa nacional da tecnologia. E isso não é pouco para uma cidade a 400 quilômetros da capital e relativamente longe dos grandes centros…

inventum e campus weekend pato branco 300x168 Campus Weekend e Inventum Pato Branco: volta às origens...É a primeira vez que acontece em uma cidade do interior a Campus Weekend, que é uma versão reduzida da Campus Party – maior feira de tecnologia do mundo. Segundo o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zuchi, a expectativa é colher os frutos ao longo das próximas décadas.

De acordo com Francesco Ferruggia, presidente do Instituto Campus Party, apenas para a Campus Weekend houve mais de 1,5 mil inscritos, que, comparados aos 6 mil de São Paulo, é um excelente número. Já para o Deputado Estadual Guto Silva, um evento como este faz com que as pessoas entendam a importância da inovação e ajuda a reter talentos na região.

Uma das palestras mais esperadas da Campus Weekend será a de Paul Zaloom, do famoso seriado “O Mundo de Beakman”, premiado pelo Emmy, que vai fazer ao vivo demonstrações de experimentos científicos com muito humor.

Também está confirmado no palco principal o brasileiro Marcos Roberto Palhares, que tem vaga reservada em uma viagem suborbital da empresa Virgin Galactic, pioneira em turismo espacial. Marcos fará um contexto histórico da exploração espacial, mostrando como a raça humana está se preparando para sobreviver fora da Terra.

E os drones não poderiam ficar de fora… Carlos Cândido, doutorando em Computação Natural, será o palestrante que vai trazer detalhes de vários projetos ao redor do mundo sobre o uso de drones no combate à dengue, transporte de pessoas e mercadorias, entre outros temas.

Serão mais de 90 horas de contéudo, com mais de 70 palestrantes nacionais e internacionais que se apresentarão em quatro palcos: Feel The Future, Criatividade e Entretenimento, Ciência e Inovação, e Empreendedorismo. Completam a programação diversas oficinas de robótica, realidade virtual, computação quântica e mais.

Paralelamente acontecem, ainda, mostras das Universidades da região, com destaque para o estande do Curso Técnico em Agrimensura da UTFPR, que demonstra os equipamentos utilizados pelos alunos e os projetos em andamento. Segundo o professor Silvio Andolfato, é um desafio constante competir com a internet pela atenção dos estudantes, e por isso os professores têm que, a cada aula, dar o seu melhor para manter os alunos motivados no curso.

Palestra e Workshop

Agora vem um momento pessoal no qual eu tenho que agradecer pela oportunidade de, na segunda-feira (16/10), fazer uma palestra e dar um workshop para os alunos que estão cursando o técnico em Agrimensura.

Será uma honra poder compartilhar um pouco do que temos observado sobre as tendências das geotecnologias e drones, na parte da manhã, durante e palestra, e depois sobre GeoEmpreendedorismo, para uma turma menor, na parte da tarde.

De volta às origens… #gratidão

pato branco capital da tecnologia 1024x576 Campus Weekend e Inventum Pato Branco: volta às origens...

share save 171 16 Campus Weekend e Inventum Pato Branco: volta às origens...