Nos últimos posts, foi evidenciado a importância da identificação cadastral na estruturação de um cadastro para fins tributário e multifuncional. Nas próximas publicações, será detalhado, através de exemplos práticos como é realizada organização das informações cadastrais em Sistemas de Informações Geográficas(SIG). Para tanto, será  utilizado o artigo apresentado neste blog, no dia 09 de outubro (Identificação Cadastral Parte 2).

Identificação Cadastral dos lotes

Neste ensaio o imóvel destacado recebe a seguinte identificação cadastral nº 01.16.069.0163.001.000, onde:

Tabela

O primeiro passo, para estruturar essas informações cadastrais em ambiente de SIG  é a associar cada elemento gráfico  a um identificador correspondente. Em seguida devem ser criadas as tabelas, nas quais  contem  colunas que se referem às inúmeras informações cadastrais e as linhas corresponde individualização de cada informação. Nesta estruturação serão criadas inúmeras tabelas e cada uma com suas colunas e linhas. Estas, por sua vez, devem estar relacionadas através de identificadores, formando um Banco de Dados Relacionais  (BDR). Para exemplificar esta etapa, será utilizado figura abaixo. Na qual o polígono definidor da parcela está associado com a tabela BCI (conforme destaque na figura), que armazena todas as informações cadastrais referentes ao imóvel. A tabela seção de logradouro  contém dados sobre aquela seção, a tabela logradouro contém informações do logradouro e tabela secao_logr contém informações da fase de quadra.

tabela secao_logr

O identificador comum para relacionamento entre as tabelas  é o código da seção do logradouro onde está localizado o imóvel, como demonstrado na próxima figura.

tabela secao_logr

Na próxima publicação será apresentado estruturação do SIG, para parcela (lote), para unidade e para edificação.

Até mais amigos blogueiros e navegantes…