A utilização da Lógica Fuzzy no tratamendo de variáveis de métrica diferentes através de arvores de decisão, permite aos especialistas a obtenção de resultados únicos e consistentes. Dessa maneira, um SIG trabalhando com essa lógica, se torna uma ferramenta poderosa de análise espacial.

As vantagens do modelo apresentado é o uso de dados geoespaciais no formato vetorial, garantindo sua qualidade posicional.

O modelo foi aplicado em uma análise na ilha de São Francisco do Sul-SC, por sua condição natural de inumeras áreas com restrições ao uso e ocupação do solo. Por outro lado, existe uma forte pressão do mercado imobiliário para ocupar novas áreas do município. Para resolver essa dicotomia qualquer análise espacial deve trabalhar com a precisão do cadastro urbano, evitando erro de interpretação, preservando de dano o meio ambiente e a sociedade.

Apresentamos então, um modelo teórico de mapa interativo de sugestão ao uso do espaço através do uso da lógica fuzzy, proveniente de um recorte científico que pode ser encontrado no seguinte endereço virtual: www.rbc.ufrj.br/_pdf_62_2010/62_01_5.pdf.

Link do vídeo
 

Até o próxima vídeo dica,
Blog GeoGrafando.