As novas geotecnologias , estão cada vez mais acessíveis, tanto pelo fato de já existirem softwares livres e gratuitos quanto por um intenso esforço de adequação de linguagem, desenvolvendo interfaces voltadas ao usuário comum.
Desde a década de 1990, surgiu um novo conceito, o SDI (Spatial Database Infrastructure) ou IDE (Infraestrutura de Dados Espaciais), que são ações técnicas que permitem compatibilização de informações e dados espaciais afim de,
catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais.
O geoprocessamento em nuvem é uma forma de oferecer geoserviços via internet de alto desempenho, permitindo acesso diferentes bases geoespaciais.
O geoprocessamento em nuvem permite o acesso via internet a diferentes serviços de mapas. Aplicações funcionam através de plataformas de clientes web, enquanto o software de aplicação e dados são mantidas em um servidor.
Apresentamos então, o funcionamento de dois aplicativos via WEB o i3GEO (Interface Integrada para Internet de Ferramentas de Geoprocessamento) e o ArcGIS.
Saiba mais sobre geoprocessamento em nuvem no blog Sadeck – Geotecnologias: http://geotecnologias.wordpress.com/2011/06/28/cloud-computing-and-gis/

Até o próxima vídeo dica,
Blog GeoGrafando.