A Semana de Geografia da UNICENTRO é um evento anual que conta com a participação de alunos da graduação, da Pós-Graduação, Professores e Profissionais Geógrafos além de empresas e órgãos públicos que trabalham com à Temática da Geografia e sua inserção social. A participação do público interno e externo da UNICENTRO tem sido fundamental para o sucesso do evento.

Para 2013 pretende-se que o IV Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNICENTRO e XXI Semana de Geografia seja novamente uma oportunidade para ampliar o debate sobre a ciência Geográfica, para trocar experiências. O evento tem como eixo fundamental as três grandes áreas da Geografia: Geografia Física, Geografia Humana e Educação em Geografia.

Ao mesmo tempo, o evento preocupou-se com área instrumental da Geografia oportunizando diferentes mini-cursos, pensandos para capacitação de nossos alunos e do público externo. Tendo enfâse aos Professores, Profissionais da Geografia e técnicos principalmente envolvidos com a gestão pública municipal.

O tema do Evento é Redes de Geocolaboração: Análise Sócio-espacial, Movimentos Sociais, Geotecnologias e Ensino de Geografia, será discutido nas mesas redondas do evento e contará com a participação de representantes de órgãos públicos, como institutos e instituições pertinentes à temática do evento.

20/05/13 – Mesa de abertura – Redes de Geocolaboração: Espaço Agrário, Movimentos Sociais e Geotecnologias.

Professora Doutora – Arlete Meneguette – Unesp/Presidente Prudente.

Professor Doutor – Marcos Aurélio Saquet – Unioeste

Professor Doutor – Jorge Ramón Montenegro Goméz – UFPR

21/05/13 – Seminário da Pós-Graduação em Geografia da Unicentro – Será Coordenado pelos professores Dr. Edivaldo Lopes Thomaz e Drª. Karla Rosário Brumes, Coordenador e Vice-coordenador, respectivamente, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicentro.

22/05/13 – Mesa de debates – Redes de Geocolaboração e novos desafios no Ensino da Geografia.

Professor Doutor – Francisco Mendonça – UFPR

Professora Doutora – Marquiana Vilas-Boas Gomes – Unicentro

Professora Doutora – Heloísa Torres – UEL

23/05/13 – Mesa de debates – Redes de Geocolaboração, capacitação profissional e mercado de trabalho.

Robson Ferreira de Paula – APROGEO/Guarapuava-PR

Thyago Giroldo Nalim – Representante do CREA-PR

Gustavo Felipe Olesko – Representante da AGB/Curitiba-PR

Representante do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava-PR

Geovane Calixto – Representante CREA/Jr – Guarapuava-PR

Bruno Bonsanto Dias – Representante Centro Acadêmico/Geografia-UNICENTRO

21, 22 e 24/05/13 – Minicursos – Serão ofertados minicursos por docentes e discentes do Departamento de Geografia, bem por professores e profissionais convidados.
Minicursos já confirmados:

1. Método e Metodologia de Pesquisa. Professora Ms. Alessandra Luther (Unicentro – Guarapuava).
2. Cartografia Básica utilizando Ferramentas Livres. Wilson Holler (supervisor do núcleo de análises técnicas da Embrapa).
3. Ensino de geografia com uso de softwares livres. Maurílio Átila (UFSC) e Ofélia Ortega (IG-Unicamp).
4. Análise ambiental por geoprocessamento com aplicativo SAGA/UFRJ. Fabiano Marion (Unioeste – Francisco Beltrão).
5. A música no ensino de Geografia. Prof. Dr. Clayton Luiz da Silva (Unicentro – Guarapuava).
6. Criando e publicando mapas básicos a partir de Softwares livres: Quantun GIS e Philcarto: mapa de localização e mapa de produção. Mestrandas Letícia Krol dos Santos e Michele Serpe Fernandes (Unicentro-Guarapuava).
7. Movimento populacional: estratégias e trajetórias migrantes. Mestrandos Alessandra Fernanda Bassani, Claudete Kuhn e Thiago Pereira (Unicentro – Guarapuava).
8. Teoria, Técnicas e Experimentação em Física dos Solos. Mestrando Adalberto Alves Pereira, Técnico de Laboratório Paulo Ângelo Fachine professor Dr. Edivaldo Lopes Thomaz (Unicentro – Guarapuava).
9. Cadastro Territorial Multifinalitário. M. Eng. Micheli Fornari (UPF-Passo Fundo).
10. Cartografia aplicada ao turismo. Prof. Dr. Marcelo Martinelli (USP – São Paulo)e Doutoranda Naomi Burda (USP – São Paulo/docente DEGEO – Unicentro)
11. Levantamento Topográfico pelo método RTK Ministrante: Bruno Toledo – Geógrafo e Jorge Campelo – RTA Geosystems

Maiores Informações :
http://eventos.unicentro.br/semageo2013/index.php