A INDE, Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais, disponibiliza um visualizador de fácil acesso para download de dados geoespaciais. Neste é armazenado um catálogo com arquivos existentes nas produtoras e nas instituições do governo brasileiro. Para o acesso, é necessário apenas que sua máquina esteja conectada à internet, o endereço da página é www.visualizador.inde.gov.br.

No website, encontrará abas para busca e seleção ao lado esquerdo, e ao direito uma camada base para visualizar o arquivo desejado. Na aba Busca, pode-se consultar o acervo com palavras-chave. Já na aba Tema, é possível navegar pelos diversos temas e subtemas disponibilizados pelo catálogo, clicando no ícone seta ao lado de cada título. Para marcar o tema desejado, basta selecionar a caixa em branco ao lado da palavra. Na aba Instituição, pode-se escolher de qual organização deseja extrair os dados proporcionados no catálogo, dentre elas IBGE, IBAMA, ANATEL e ICA estão disponíveis no visualizador. A aba Selecionadas contém os arquivos e camadas que escolheu. Em cada uma destas abas, existe a opção de escolha da camada base. A camada pré-estabelecida é a Open Street Map, mas você pode alterá-la para as outras opções disponíveis, como os mapas da Google. A aba Legenda fornece as informações do documento selecionado.

Quando escolhido o tema, é possível alterar a transparência da camada para se ter uma visualização melhor entre a camada base. Basta clicar com o botão direito em cima do tema, ou no ícone ao lado dele, para modificar a barra de transparência arrastando seu cursor. Ainda nesta caixa de ferramentas existe a opção para download do arquivo, nela as extensões disponíveis são: KML, CSV e Shapefile. Escolha qual extensão deseja de acordo com a plataforma que usará posteriormente para manuseio das informações. Quando feito o download, os arquivos terão de ser extraídos do documento, pois eles estão compactados com o programa WinRAR. Sugere-se criar uma pasta específica para estes arquivos em seu computador, assim poderá extraí-los direto para uma pasta já organizada. Abra o documento, selecione os arquivos e clique em Extrair Para, em seguida selecione a pasta específica e clique Ok. O arquivo estará pronto para subsequente uso.

Nos ícones que acompanham o mapa visualizador é possível alterar o zoom, voltar à navegação anterior, criar polígonos de seleção, medir distâncias e notar a escala e posição. Na barra de ferramentas no topo da tela, também se pode obter mais informações sobre o serviço, a legislação e ter acesso à página principal do portal do Governo Federal.

Até o próxima vídeo dica,
Blog GeoGrafando.
Mayara Kurta e Marcos Pelegrina