No processo de alfabetização cartográfica os princípios de orientação e localização estão presentes no ensino de Geografia. O Professor aborda esse conteúdo através de diferentes métodos de ensino e aprendizagem da cartografia em sala de aula.Quando se trabalha com o conceito de escala  podemos analisar diferentes fenômenos em diferentes escalas cartográficas, alterando sua escala de grandeza. Já a leitura geográfica é a compreensão do espaço geográfico onde são analisados os fenômenos geográficos físicos ou humanos, como a  leitura da paisagem, do lugar ou da vida em  sociedade .

O google Earth é uma ótima ferramenta para união desses dois conceitos e uma grande ferramenta para o ensino e aprendizagem de conceitos da Geografia.Este post, tem como objetivo demonstrar alguns exemplos simples de aplicação do tema  em sala de aula.

O primeiro exemplo refere-se ao espaço vivido do aluno, sua geolocalização, marcando a escola é possível através da visão vertical das imagens do Google Earth visualizar a escola,  alterando a escala é possível ter uma visão da rua, do bairro, da cidade, do estado, da região, etç. Marcando a cidade de São Paulo o Professor pode trabalhar com os conceitos de urbanização, metropolização, conurbação urbana, crescimento das cidades, redes e tantos outros assuntos urbanos. Por fim, marcando cidades com latitudes diferentes podemos exemplificar para os alunos a dinâmica climática local, regional e global. 

Esperamos que esses pequenos exemplos sirvam de fonte inspiradora,  para o desenvolvimento de novas práticas no ensino de Geografia.

Marcos Pelegrina