Visualização dos estádios com informaçãoA poucos dias do início de mais uma copa do mundo de futebol, “Google Earth na Sala de Aula” junta-se ao desporto rei e publica mais um mapa KML disponível para descarregamento gratuito: Mapa com a localização dos estádios da Copa do Mundo 2014. Neste mapa podemos ver a distribuição espacial dos estádios de futebol construídos ou remodelados para este Mundial e, ao seleccionar cada um deles, descobrir um pouco mais sobre a sua história e quais os jogos que irão receber. Este trabalho só foi possível devido à Geocolaboração transatlântico entre de Portugal e Brasil, onde contei com a preciosa ajuda de Arlete Meneguette e Tatiana Descio Telles Silva. Muito obrigado a elas.

Para conhecer cada um dos estádios com mais pormenor, pode recorrer aos modelos 3D dos estádios na camada de base do Google Earth e também acionar o comando das imagens de satélite históricas existentes em arquivo nos servidores da Google e acompanhar a construção e as alterações de ocupação de solo nos locais dos novos estádios. Neste mapa é fornecido igualmente a fonte dos dados, pelo que poderá editar o texto de cada um dos estádios e incluir o resultado dos vários jogos ficando,assim, com um mapa atualizado no final da copa do mundo.

Classificação Climática Koppen com estádios
Classificação Climática Koppen com estádios da copa do mundo

Para além desta curiosidade da localização dos estádios, este mapa permite ainda uma análise espacial e despertar a curiosidade sobre os países que participam nesta copa do mundo. Comparar o clima pela classificação climática Koppen das localidades dos estádios com alguns dos paises através do Mapa das alterações climáticas, verificamos se as polémicas declarações do selecionar de Inglaterra e as técnicas de treino de preparação para a copa do mundo por parte das selecções de Itália e Inglaterra são fundamentadas. Pode explorar e conhecer melhor os países participantes recorrendo ao Mapa com os países do Continente Europeu e Mapa com os países do Continente Americano e calcular distâncias entre os estádios e os países que jogam em cada um deles e descobrir qual a seleção que está mais longe do seu local de origem.

Explore e baixe este mapa através do filme Youtube onde explica a sua aplicação e uso.

Baixe gratuitamente este e outros mapas através do canal Youtube com os filmes demonstrativos da aplicação dos mapas e curtindo a página do facebook do livro. Desfrute deste recurso, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas.

Luis Antunes