Planta do terramoto de Lisboa de 1755

Uma das opções mais interessantes do Google Earth é a possibilidade de Sobreposição de Imagens. Este comando permite-nos georreferenciar de uma maneira bem rápida e fácil mapa históricos e, como consequência, sobrepôr e cruzar esse mapa com dados atuais. Hoje em dia existe um grande número de bibliotecas e cartotecas nacionais e internacionais que permitem o acesso a cartografia digital. É só aproveitar este manancial de informação e criar os mapas KML no Google Earth com o hyperlink publicado por estas bibliotecas. Ficam aqui alguns exemplos de bibliotecas que publicam estes links de acesso livre (se conhecerem mais podem enviar e vou atualizando):
David Rumsey Map Collection é uma coleção privado com mais de 150.000 mapas históricos e cerca de 17.000 mapas digitalizados (e sempre a crescer estes números impressionantes!). Adicionalmente, este colecionador colocou na galeria da Google alguns dos mais importantes mapas do seu acervo (ver lista);
Cartoteca digital da Biblioteca Nacional de Portugal é outro excelente exemplo destes serviços de publicação de mapas digitais on-line. Há centenas de mapas de Portugal e antigas colónias disponiveis para download gratuito;
Biblioteca Virtual de Cartografia Histórica do século XVI ao XVIII
OldMapsOnline Portal é uma porta de acesso aos mapas históricos existentes em bibliotecas espalhadas pelo mundo, podendo pesquisar facilmente as várias fontes de dados;
Biblioteca Digital de Cartografia Histórica da USP, reúne a coleção de mapas impressos cedidos ao Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP).

Assim, este conjunto de mapas dá-nos oportunidade de apreciar algumas obras cartográficas de uma maneira mais interativa, proporcionando a avaliação de modificações cartográficas dos locais e a evolução das fronteiras. Permite ainda caracterizar momentos históricos como é o caso do terramoto de Lisboa, ocorrido em 1755, que destruiu quase por completo a cidade de Lisboa, especialmente a zona da baixa, onde se estima que tenham morrido mais de 10.000 pessoas (ver Wikipédia). O que o projeto “Google Earth na Sala de Aula” fez foi pegar no link público da “Planta de Lisboa: arruinada pelo terremoto de 1755” e proceder à sua georreferenciação com o comando Sobreposição de Imagens. Pode descarregar esta carta antiga em formato KML, já georreferenciado, para o seu computador e abri-lo diretamente no Google Earth através deste link ou através do link existente na descrição do filme do youtube.



Outro dos mapas também georreferenciados pelo projeto foi o mapa de guerra das “Description del reyno de Portugal y de los reynos de Castilla que confinan con su frontera”, com a localização dos castelos e fortes de Portugal e a planta de alguns dos principais monumentos de guerra (link para download do mapa existente na descrição do filme do youtube).





Aproveite o curso On-line de Google Earth para Professores e Pesquisadores para aprender a tirar partido deste e de outros comandos do Google Earth. Espero por si.

Acompanhe a publicação de novos recursos e mapas do livro subscrevendo o canal Youtube com os filmes demonstrativos da aplicação dos mapas e curtindo a página do facebook do livro. Desfrute de mais este recurso, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade.

Luis Correia Antunes