Opções novas na ferramenta Régua com o Google Earth Pro

Com acesso gratuito à versão Google Earth Pro (consulte o post anterior para saber como descarregar e instalar esta versão gratuitamente), passámos a dispor de ferramentas avançadas e mais poderosas como Impressão de composições cartográficas as em formato imagem, gravação de filmes, determinação de áreas de visibilidade, a importação de outros formatos de dados (Shapefile, CSV, entre outros), a geocodificação de endereços. Umas das ferramentas que passou a ter (ainda) mais utilidade é a Régua, onde passámos a ter novas opções de medições que nos podem ser bastante úteis e que vos vão surpreender. Para além da medição de Linha ou Caminho do Google Earth tradicional, temos agora o cálculo de área de Polígono, Círculo e Polígono 3D e cálculo de distâncias com Caminho 3D.

Perfil Topográfico do edificado urbano numa malha urbana
Perfil Topográfico do edificado urbano

Uma das novas opções mais interessante é o cálculo de distâncias através do Caminho 3D uma vez que tem a particularidade de calcular o Perfil Topográfico não só através do Modelo Digital do Terreno (DEM), como no Google Earth tradicional, mas também com o Modelo Digital de Superfícies (DSM), uma vez que pode incluir elementos 3D como os edifícios, monumentos, entre outros elementos existente sobre a superfície. Hoje em dia, as grandes cidades já têm toda a área de malha urbana coberta com edifícios 3D, maioritariamente a partir de dados adquiridos por LiDAR, o que nos dá alguma precisão nos resultados apresentados. Desta maneira, pode calcular o Perfil Topográfico dos edifiícios da malha urbana, altura de edifícios, espaçamento entre edificios, etc. Basta desenhar uma linha e acrescentar vértices na base e no topo dos edifícios, tal como esta exemplificado neste filme.

Este foi um dos comandos incluídos no curso online “Google Earth Pro para Professores e Pesquisadores“, já adaptado para a versão profissional deste Software fantásticos. Veja o exemplo de aula demonstrativa incluida neste curso onde são referidas estas novas opções da ferramenta Régua, como o cálculo de áreas e raio de Círculo e Polígonos 2D e 3D. Saiba mais no síte da GeoEDUC.

Acompanhe a publicação de novos recursos e mapas do livro subscrevendo o canal Youtube com os filmes demonstrativos da sua aplicação e fazendo “Gosto” na página do facebook do livro. Desfrute de mais este recurso, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade.

Luis Correia Antunes